Governo atende reivindicações dos ruralistas, anuncia Iris Rezende
Segundo o senador, o acordo em relação ao endividamento rural evidenciou o senso de responsabilidade dos representantes da agricultura brasileira. A comissão mista formada pelas lideranças ruralistas e por parlamentares entendeu as dificuldades do país e os limites do governo para atender a pauta de reivindicações. Iris adiantou que a renegociação será capaz de dar novo fôlego à produção agrícola no Brasil, preparando o terreno para novos recordes e permitindo-a ultrapassar, no ano que vem, a produção deste ano, de 100 milhões de toneladas de grãos.
Iris Rezende frisou que o produtor rural conseguiu modernizar sua atividade nos últimos tempos e hoje o agronegócio representa 30% do PIB brasileiro, empregando até 24% da população economicamente ativa. O senador lembrou que enquanto a produção de grãos aumentava, a renda obtida nas lavouras permanecia estagnada. Entre 2000 e 2001, por exemplo, houve um incremento de apenas 0,41% na renda agrícola, enquanto as dívidas securitizadas cresciam no mínimo 3% no mesmo período, explicou o senador.
- Esse descompasso acabou gerando a impossibilidade de pagamento da prestação deste ano da dívida securitizada. Foi isso que provocou a movimentação das lideranças ruralistas, aproveitando-se também a ocasião para recolocar a renegociação dos débitos agrícolas nas condições adequadas ao perfil econômico do setor - disse o senador.
14/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Iris Rezende denuncia influência de grupos estrangeiros no governo
Maguito elogia a eleição de Iris Rezende e comenta apoio do PMDB ao governo
Iris Rezende pede atuação mais enérgica do governo contra Canadá
Iris Rezende pede empenho de todo o governo contra a doença da vaca louca
SAAD HOMENAGEIA IRIS REZENDE
TEBET SOLIDARIZA-SE COM IRIS REZENDE