Governo brasileiro ainda não decidiu sobre modelo de radiodifusão digital, diz Paulo Bernardo



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (23) que o governo brasileiro ainda não tem posição definida sobre o modelo de radiodifusão digital a ser adotado no País. “O governo não tem definição de modelo. Não podemos dizer que voltamos à estaca zero porque estamos trabalhando”, disse Bernardo em audiência pública, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro, estão sendo avaliados sistemas de rádio digital adotados em outros países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Ele enfatizou que, mesmo tendo o modelo já implantado, esses países ainda registram vários problemas na qualidade da transmissão, como por exemplo, interferência em canais próprios, alto custo e baixa adesão da população.

De acordo com Paulo Bernardo, o governo brasileiro deve adotar o modelo americano. “Se fosse hoje [a decisão], os técnicos no ministério mostram tendência pelo modelo americano.”

Ele, no entanto, destacou que, antes de qualquer decisão, os testes devem continuar em 2012. A ideia é que, os equipamentos sejam fabricados no Brasil. “Qualquer que seja o modelo, temos que ter modelo cujos transmissores e receptores possam ser produzidos no País”, disse.


Fonte:
Agência Brasil



23/08/2011 20:07


Artigos Relacionados


Comunicações vai coordenar políticas de inclusão digital do governo, diz Paulo Bernardo

Brasil divulga na África o modelo nipo-brasileiro de TV Digital

Eunício: PMDB ainda não decidiu sobre presidência do Conselho de Ética

Governo manifesta grande satisfação por adoção de projeto brasileiro sobre privacidade digital pela ONU

Paulo Bernardo promete criar em janeiro a Secretaria de Inclusão Digital

Cortes não devem atingir programas de banda larga e inclusão digital, diz Paulo Bernardo