Governo brasileiro repudia atentado contra escola judaica na França



O governo brasileiro divulgou na segunda-feira (19) nota de repúdio ao atentado a uma escola judaica em Toulouse, no Sudoeste da França, que deixou pelo menos quatro mortos – três crianças e um adulto – e dois feridos.

“O governo brasileiro manifesta veemente repúdio ao ato de violência cometido hoje na cidade de Toulouse, vitimando crianças e funcionários de escola judaica. Ao manifestar seu pesar e solidariedade às famílias das vítimas, o governo brasileiro reitera sua condenação a atos de violência praticados sob quaisquer pretextos”, diz a íntegra do comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) a pedido da presidenta Dilma Rousseff.

O atentado a tiros ocorreu na manhã de segunda-feira, em frente à escola judaica Ozar Hatorah. Na relação de mortos estão o professor de religião, Jonathan Sandler, dois filhos dele, de 3 e 6 anos, e um terceiro aluno, de 10 anos.

Policiais informaram que o autor dos disparos fugiu usando uma motocicleta. Foi o terceiro ataque em Toulouse em uma semana. A polícia investiga a possibilidade de crime religioso. A França tem a maior comunidade judaica da Europa Ocidental.

As autoridades da França ainda não identificaram o responsável pelo ataque. O ministro do Interior da França, Claude Guéant, disse nesta terça-feira (20) que o autor dos disparos foi flagrado por câmeras, mas há dificuldade em identificá-lo porque usava capacete.

Porém, as autoridades francesas intensificaram as buscas e estão em alerta. Os assassinatos geraram reações na França e em outros países. Líderes políticos e religiosos lamentaram as mortes e apelaram para o fim do antissemitismo e discriminações religiosas.

O presidente da assembleia de religiosos judaicos, Joël Mergui, disse que os corpos das vítimas serão repatriados para Israel.

Com informações da agência pública de notícias de Portugal.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/03/2012 11:56


Artigos Relacionados


Governo repudia atentado contra comboio das Nações Unidas no Líbano

Renan repudia atentado contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior

Renan repudia atentado contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior

Governo brasileiro lamenta atentado terrorista no Marrocos

Aprovado apelo contra pena de morte de autor de atentado que matou embaixador brasileiro no Iraque

Governo brasileiro repudia ataque a prédio da ONU na Nigéria