Renan repudia atentado contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior
O presidente do Senado, Renan Calheiros, divulgou nota à imprensa manifestando, em nome do Senado Federal, repúdio ao atentado praticado contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior, do Correio Braziliense, baleado no final da tarde de quarta-feira (19), quando realizava reportagem sobre a violência gerada pelo tráfico de drogas no Entorno do Distrito Federal.
"Quando a liberdade de imprensa é ameaçada, quando jornalistas viram alvo da criminalidade, é o futuro das instituições democráticas que está em jogo", afirma Renan na nota.
O presidente do Senado ressaltou que é necessário enfrentar, em definitivo, os desafios da segurança pública e do narcotráfico, pois "a violência que torna os brasileiros reféns do medo também se arvora no direito de calar a imprensa". A nota acrescenta que "a força do tráfico e do crime organizado não conhece mais limites".
Renan afirma ainda que tanto o repórter Amaury Ribeiro quanto o jornal Correio Braziliense merecem "aplauso pelo competente trabalho sobre a escalada da violência no Distrito Federal". Lastimou que a violência seja hoje um problema generalizado, que não se restringe ao Distrito Federal, mas se verifica em todo o país.
Veja a íntegra da nota:
"Nota à Imprensa
Quero, em meu nome e em nome de todo o Senado Federal, manifestar o mais completo repúdio ao atentado covarde praticado contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior, do Correio Braziliense.
Quando a liberdade de imprensa é ameaçada, quando jornalistas viram alvo da criminalidade, é o futuro das instituições democráticas que está em jogo.
A violência que torna os brasileiros reféns do medo também se arvora o direito de calar a imprensa. A força do tráfico e do crime organizado não conhece mais limites. É hora de enfrentar de vez o desafio do narcotráfico e da segurança pública.
O repórter Amaury Ribeiro e o Correio Braziliense merecem meu aplauso pelo competente trabalho de reportagem sobre a escalada da violência no entorno do Distrito Federal, problema que, infelizmente, acompanhamos hoje em todo o Brasil.
Senador Renan Calheiros
Presidente do Senado Federal"
20/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan repudia atentado contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior
Arthur Virgílio manifesta solidariedade ao "Correio Braziliense" e ao jornalista Amaury Ribeiro Júnior
Governo brasileiro repudia atentado contra escola judaica na França
Governo repudia atentado contra comboio das Nações Unidas no Líbano
Valter Pereira lamenta atentado contra jornalista e critica PAC da Segurança
Valter Pereira lamenta atentado contra jornalista e critica PAC da Segurança