Governo cancela mais de 89 mil registros de pesca por suspeita
Mais de 89 mil registros gerais de pesca foram cancelados por suspeita de irregularidades. Esse é o resultado de uma ação conjunta desenvolvida pelos ministérios do Trabalho e Emprego e Pesca e Aquicultura.
O registro permite o pagamento do seguro-desemprego aos pescadores artesanais. O benefício é pago às pessoas que vivem apenas da pesca e não podem desenvolvê-la durante o período do defeso, quando a atividade é proibida.
O cancelamento foi possível por meio do cruzamento dos bancos de dados das duas pastas. Houve a comprovação de diversas inconsistências e suspeita de fraudes, o que impossibilitou o pagamento do seguro-desemprego aos requerentes.
Pela lei, o pescador artesanal, que pede o seguro-desemprego, não pode ter vínculo empregatício nem receber, por exemplo, benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Somente no Pará, onde começaram a ser verificados os registros, cerca de 40% dos benefícios pedidos por pescadores foram cancelados por suspeita de irregularidades. Esse foi o estado com maior número de cancelamentos.
O Ministério do Trabalho informou, ainda, que continuará fazendo a análise dos benefícios do seguro-desemprego para os pescadores artesanais para evitar irregularidades.
Fonte:
Agência Brasil
05/08/2011 12:19
Artigos Relacionados
CNJ cancela mais de 5 mil registros de terras no Pará
Anvisa cancela registros das próteses de silicone de empresa francesa
Mais 24 profissionais do Mais Médicos recebem registros
Registros profissionais já podem ser feitos em mais 12 cidades em São Paulo
Ministério cancela mais de 13 mil carteiras não procuradas por pescadores
Serviço: Registros de mais de 900 mil imigrantes já podem ser consultados pela internet