Anvisa cancela registros das próteses de silicone de empresa francesa



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai cancelar o registro das próteses de silicone da empresa francesa Poly Implants Protheses (PIP). A agência tomou a decisão depois que testes de laboratório, divulgados por autoridades sanitárias francesas, constataram que a empresa usou um tipo de silicone não autorizado para preencher as próteses.

Na semana passada, o governo francês recomendou às mulheres a retirar os implantes da marca PIP, porque eles apresentam maior risco de romper ou vazar. As cirurgias serão pagas pelo governo. A Anvisa ainda irá recolher os produtos da marca que não foram utilizados no País. Das 34.631 próteses importadas, 24.534 foram implantadas. O restante será recolhido. Desde abril de 2010, o uso dessa marca de prótese de seio estava suspenso no Brasil.

A Anvisa não registra problemas com os implantes nas brasileiras, mas aconselha que as pacientes com próteses da marca PIP procurem seus médicos para uma avaliação clínica. De acordo com a agência reguladora, os testes feitos na França descartaram ligação do produto com casos de câncer.

 

Fonte:
Agência Brasil



30/12/2011 11:23


Artigos Relacionados


Pacientes com próteses de silicone de empresa francesa devem passar por exames

Anvisa cancela registro de próteses mamárias francesas

Anvisa cancela registro de próteses mamárias de marca holandesa

Anvisa lança hotsite sobre implantes mamários com próteses de silicone

Anvisa começa a inspecionar fábricas de próteses de silicone no Brasil e no exterior

Anvisa rastreia municípios onde foram feitas cirurgias com próteses da marca francesa