Governo compra prédios para revitalizar centro de São Paulo



Os quatro edifícios foram adquiridos do banco Santander Banespa

Um ato jurídico, mas com um simbolismo especial: revitalizar o centro de São Paulo por meio da incorporação de patrimônios ao centro histórico, com um baixo custo financeiro. Assim, o governador Cláudio Lembo resumiu a compra de prédios do banco Santander Banespa pelo governo estadual.

O protocolo de intenções para a compra de quatro edifícios foi assinado entre o governador e o presidente do banco, Gabriel Jaramillo, na manhã desta quinta-feira, 21/09, no Palácio dos Bandeirantes.

“Estamos fazendo um bom negócio para São Paulo, um negócio extremamente sólido que vai permitir que se faça economia e que se agregue patrimônios ao centro histórico do Estado”, destacou Lembo.

O valor total dos edifícios é de R$ 17,06 milhões, que serão pagos em 120 parcelas mensais, corrigidas anualmente.

Alguns órgãos e entidades deverão ser transferidos para os prédios comprados, como as secretarias de Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, Planejamento e Desenvolvimento Social, a Defensoria Pública e o Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado. A aquisição dos imóveis vai gerar uma economia mensal de 19%, em relação aos aluguéis atualmente pagos.

Gabriel Jaramillo reconheceu a importância da venda dos prédios ao governo paulista. “Temos num dos prédios um museu que retrata a evolução econômica do Estado de São Paulo, assim como uma biblioteca aberta ao público. Por isso, entendemos o interesse do Governo. Desejo um excelente uso dessas novas propriedades”, disse Jaramillo.

O governador lembrou o valor histórico do centro da Capital paulista. “Estamos aqui para recompor, restaurar e refundar São Paulo. São Paulo nasceu do centro histórico. Lá, nós temos todo um simbolismo da vida paulista, da forma de ser dos paulistas. Naquele triângulo formado pelo Pátio do Colégio, São Francisco e São Bento, nós temos a criação de todo o Estado de São Paulo e certamente do Brasil”.

Entre os presentes estavam o secretário da Casa Civil, Rubens Lara, a secretária da Ciência e Tecnologia, Maria Helena Castro, o secretário de Economia e Planejamento, Fernando Braga, o procurador-geral-adjunto do Estado, José do Carmo Mendes Júnior e o superintendente geral da Associação ‘Viva o Centro’, M

09/21/2006


Artigos Relacionados


Música: Rua do Choro é mais uma ação do Governo do Estado para revitalizar o centro de São Paulo

Alckmin fala das ações para revitalizar o Centro de São Paulo

Minha Casa, Minha Vida vai financiar apartamentos em prédios reformados do centro de São Paulo

Estado vai revitalizar o centro da Capital por meio da Casa Paulista

Governo investirá R$ 1,7 bilhão para revitalizar 67 aeroportos na região Norte

Fapesp compra microscópios para novo Centro de Nanociência