Governo de São Paulo lança edital de PPP que amplia produção de água tratada
Licitação internacional de obra estimada em R$ 1,68 bilhão vai ampliar o abastecimento para 1,5 milhão de moradores da Região Metropolitana de São Paulo
O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 8, a licitação internacional da Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema Produtor de Água São Lourenço. A obra vai aumentar a capacidade de produção de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo, beneficiando 1,5 milhão de moradores e aumentando em 7% a capacidade de abastecimento da região, que inclui cidades como Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira e Vargem Grande Paulista.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
O novo sistema vai captar água na represa Cachoeira do França (Ibiúna), que é formada pelo rio Juquiá. "É água de qualidade vinda de uma nova bacia para cá, em grande quantidade. Quem fizer o investimento vai também operar o sistema por 25 anos", disse Alckmin. Atualmente, a capacidade é para produzir 72.800 litros de água por segundo. Com o sistema São Lourenço, serão acrescidos 4.700 L/s.
É uma obra de grande porte e complexa - um dos pontos principais é o bombeamento da água para superar o desnível de 300 metros da Serra de Paranapiacaba. Serão instalados uma Estação de Tratamento de Água, estações elevatórias, 78,3 km de adutora principal e mais 4,9 km de adutoras auxiliares, além de reservatórios para armazenar um total de 110 milhões de litros de água bruta ou tratada. Uma parte da tubulação terá 2,10 metros de diâmetro, metade de um túnel de metrô.
Do Portal do Governo do Estado
11/08/2012
Artigos Relacionados
Governo lança edital para produção de projetos audiovisuais de pontos e pontões de cultura
ETA Jurubatuba aumenta oferta de água tratada no Guarujá
Cidade de Lucélia terá novo reservatório de água tratada
Governo Federal lança edital do programa Ecoforte
Governo lança edital do plano Inova Telecom
Mais de dois mil baianos passarão a receber água tratada em suas casas