Governo de SP pode aumentar capacidade de investimento
Medida de desoneração tributária anunciada durante encontro em Brasília incentiva Parcerias Público-Privadas
O governador em exercício de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, esteve nessa sexta, 15, no Palácio do Planalto, em Brasília, para uma reunião de representantes dos 27 estados brasileiros com a presidente Dilma Rousseff. "Hoje foram desatados nós para o crescimento das Parcerias Público-Privadas (PPPs). O problema era botar o projeto em pé, agora ele fica em pé", disse Afif, referindo-se a um dos principais temas do encontro: a reforma tributária.
O anúncio foi de redução de tributos incidentes nas operações de PPPs, nas quais os estados brasileiros e a União fazem parcerias com o setor privado em investimentos. O limite de receita corrente líquida que cada estado poderia comprometer com a contra-partida destas operações passou de 3% para 5%.
Dentre as prioridades em investimentos do governo do Estado estão obras de interesse social, como saneamento e mobilidade urbana. "Não é só o consumo que gira a economia: o investimento, acima de tudo, assume um papel igual ao do consumo."
O vice-governador de São Paulo também citou no encontro um projeto que discute vincular até 2% da Receita Líquida Estadual para garantir a autonomia financeira e orçamentária das Defensorias Públicas dos Estados. A proposta, já aprovada pelo Senado, está agora na Câmara dos Deputados.
Do Portal do Governo do Estado de São Paulo
06/15/2012
Artigos Relacionados
Governo pretende aumentar investimento em aviação regional
Obras em aeroportos vão aumentar em 81% capacidade de recepção de passageiros no País
Dilma firma acordo para aumentar capacidade de barragens
Aprovado projeto que amplia capacidade de investimento dos estados
Começa debate na CAE sobre baixa capacidade de investimento
Mudança de indexador de dívidas não amplia capacidade de investimento, advertem governadores