Governo debate modelo para perímetros de irrigação
O primeiro dia do I Seminário Nacional sobre Transferência de Gestão de Perímetros Públicos de Irrigação', promovido, entre os dias 12 e 13 de novembro, pelo Ministério da Integração Nacional, em Brasília, discutiu os desafios da agricultura irrigada, atendimento às condicionantes ambientais e a modernização de sistemas de irrigação.
Segundo o secretário nacional de Irrigação, Miguel Ivan Oliveira, o governo federal tem trabalhado para definir um modelo mais eficiente e que ofereça mais benefícios para os produtores rurais. "O seminário restabelece uma ligação e uma conversa com os distritos de irrigação para esclarecer, corrigir, direcionar e implementar o modelo de emancipação ou de transferência de gestão dos perímetros públicos de irrigação", afirma Miguel Ivan.
Atualmente, o governo federal é o responsável pela implantação dos perímetros públicos de irrigação. A gestão da água fica a cargo de distritos de irrigação, associações de irrigantes, estados ou municípios. Na avaliação de Miguel Ivan, "alguns perímetros já estão maduros e suficientes para que os próprios irrigantes locais cuidem da estrutura".
O segundo dia de seminário vai explorar a ocupação dos perímetros de irrigação e oferecer oficinas técnicas para troca de experiências entre os participantes.
Fonte:
13/11/2013 16:23
Artigos Relacionados
Seminário debate perímetros públicos de irrigação
‘Mais Irrigação’ investe em perímetros irrigados em SE
Mesa de diálogo entre governo e sociedade debate modelo energético do País
Governo divulga relatório sobre gestão de Perímetros Públicos
Governo do Estado facilita outorga de água para irrigação
Subcomissão vai analisar se governo cometeu crime de responsabilidade em verbas para irrigação