Governo decide nas próximas semanas se retoma Angra 3, diz ministro



A decisão governamental sobre a retomada da construção da usina nuclear de Angra 3 será divulgada nas próximas semanas, segundo anunciou nesta quarta-feira (11) o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, durante audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Para ele, a opção pela energia nuclear tem-se fortalecido no mundo ao longo dos últimos anos.

- A energia de origem nuclear pode ser considerada mais benéfica no que diz respeito ao aquecimento global. Além disso, não foram registrados acidentes em usinas nucleares nos últimos vinte anos, e os geradores de terceira geração deverão resolver o problema dos rejeitos nucleares - disse Rezende, em resposta a questionamento do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), vice-presidente da CCT, que presidiu a reunião.

Durante a audiência, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) aconselhou o ministro a não apenas popularizar a ciência, como Rezende havia anunciado em sua exposição inicial, mas a "popularizar o ministério", cujo trabalho ainda é desconhecido da população, como destacou o parlamentar.

O senador Flávio Arns (PT-PR), por sua vez, demonstrou preocupação com o contingenciamento dos recursos dos fundos setoriais de pesquisa. Em resposta, Rezende observou que o contingenciamento tem diminuído ao longo dos últimos anos e que R$ 1,4 bilhão estarão liberados aos fundos neste ano.

O senador Romeu Tuma (DEM-SP) concordou com o ministro a respeito da necessidade de as empresas privadas investirem mais em inovação e contratarem pesquisadores. O senador Renato Casagrande (PSB-ES), por outro lado, lembrou a cooperação com a China na fabricação e no lançamento de satélites e demonstrou preocupação com a Amazônia. Dentro de três anos, respondeu Rezende, será possível obter novas imagens a respeito do desmatamento da região a cada dois dias - o intervalo entre as atuais informações é de três a quatro semanas.

Em relação à preocupação do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sobre a utilização para a inclusão digital de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), o ministro previu que ainda em 2007 o fundo começará a liberar recursos para o setor. O senador Augusto Botelho (PT-RR) elogiou a realização das olimpíadas de matemática, que popularizaram o estudo da disciplina em seu estado, como informou. Por sua vez, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) demonstrou preocupação com a reciclagem do lixo produzido nos grandes centros urbanos.

Ao final da reunião, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse ter sido surpreendida pela publicação de notícia segundo a qual uma nova usina termelétrica, a ser construída em São Luís, utilizaria apenas carvão mineral importado. Com o apoio do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), ela defendeu a utilização, pela usina, do carvão produzido no sul do Brasil.



11/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney acredita em votação do FPE nas próximas semanas

Nove MPs devem chegar ao Senado nas próximas semanas

CRA define agenda para as próximas quatro semanas

Inmet: chuvas devem continuar nas próximas semanas em SP e RJ, mas com menor intensidade

TSE decide nesta terça se minirreforma terá validade nas próximas eleições

Mudanças nas condições de licenciamento de Angra 3 não afetam segurança da população, diz ministro