Governo define Agenda de Projetos Prioritários
Os Ministros integrantes do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan) aprovaram nesta quarta-feira (30), durante a II Reunião Ministerial, a Agenda de Projetos Prioritários de Integração (API) que prevê o investimento de US$ 13,7 bilhões em obras de integração regional de 2012 até 2022.
A agenda compreende 31 projetos estruturantes ( 88 projetos individuais), que receberão investimentos conjuntos dos 12 países que compõem a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
A Carteira Geral de Projetos prevê investimentos até 2022 de US$ 116 bilhões, para 531 projetos. De acordo com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, 12% desses projetos já foram concluídos, 30% estão em execução, 30% estão em estágio de ações preparatórias avançadas e os outros 28% estão nos passos iniciais de preparação.
Na mesma reunião, foi aprovado o Plano de Ação Estratégico 2012-2022 (PAE) que estabelece os Objetivos e Ações a serem desenvolvidas no período no âmbito do conselho. O Plano orienta-se, primordialmente, ao aperfeiçoamento de ferramentas para a execução e conclusão de projetos, à incorporação de mecanismos de participação social, à atenção ao aspecto de financiamento de projetos de alto impacto na região, e à compatibilização dos marcos normativos e institucionais dos países da América do Sul.
Miriam Belchior destacou que este é um momento diferenciado para América do Sul que avançou nos últimos anos tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista social com redução da pobreza e da desigualdade. “Estamos crescendo acima da média mundial e estamos fazendo nossa lição de casa porque sabemos que há muito ainda para ser feito”, ressaltou.
O Cosiplan também definiu a criação de três grupos de trabalho. O primeiro deles tem o objetivo de definir os mecanismos de financiamento e garantias para viabilizar os projetos da API com o apoio dos bancos de desenvolvimento nacionais e regionais.
“Para essa agenda prioritária trabalharemos com os organismos internacionais mas também com as receitas de cada um dos países. É esse o trabalho que faremos no GT de Financiamento e Garantias”, definiu a ministra Miriam Belchior.
O segundo grupo de trabalho de Telecomunicações na América do Sul discutirá as ações necessárias e as fontes de financiamento para implantação do Anel Óptico de Banda Larga que pretende conectar os países da América do Sul.
O terceiro vai promover discussões sobre a Integração Ferroviária Sul-Americana, em particular a construção do Corredor Ferroviário Bioceânico que pretende ligar os portos de Santos e Paranaguá aos portos chilenos de Antofagasta e Mejillones, passando pelo Paraguai e pela Argentina.
Os resultados da reunião serão apresentados aos presidentes sul-americanos na III Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (Calc) que acontece em Caracas, na Venezuela, nos dias 2 e 3 de dezembro.
Fonte:
Ministério do Planejamento
01/12/2011 18:28
Artigos Relacionados
Senado define projetos prioritários da agenda de 100 dias
Senado define projetos prioritários e planeja esforço para votações
Renan define pauta de projetos prioritários e defende aprovação de passe livre
Lideranças voltam a se reunir na próxima semana para definir agenda de projetos prioritários
Projetos prioritários para conservação da Amazônia
Seppir apresenta projetos prioritários ao presidente da Câmara