Governo destaca Objetivos do Milênio como políticas sociais



Durante participação no painel “Brasil, os ODM e a participação social”, na segunda-feira (11), o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, avaliou que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), ajudam os governos do mundo a integrarem e coordenarem o debate social em suas diferentes esferas. 

Marcelo Neri participou do painel juntamente com o secretário nacional de relações político-sociais, Wagner Caetano, e a coordenadora geral de participação social na gestão pública, Lígia Maria Alves Pereira. O evento integra o III Encontro Nacional do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), realizado em Brasília.

 “As metas estipuladas pela ONU têm uma aderência bastante forte no contexto brasileiro. Em seis anos, conseguimos atingir a meta 1, que prevê a redução de metade da taxa de pobreza num período de 25 anos. Somente em 2012, a extrema pobreza caiu 15,9% no país”, disse Neri.

Marcelo Neri aproveitou ainda o painel para apresentar os resultados da mais recente pesquisa de percepções sociais realizada pelo Ipea, incorporada da pesquisa “Meu Mundo”, da ONU. A análise questiona a cada pessoa quais são os seis temas, de um total de 16, que ela considera mais importantes para uma maior qualidade de vida da população. “Houve uma mudança em relação ao ranking anterior. Desde vez, educação de qualidade ficou em primeiro lugar, com 80% das escolhas. A seguir vem saúde, com 76%, e o terceiro tema mais votado é acesso à alimentação de qualidade. Essas escolhas estão relacionadas aos três componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, explicou.

O ministro tratou ainda da meta número 8 (Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento). “Menos conhecida, ela exige atenção por ser uma meta meio. Tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias de informação e comunicações precisa ser uma atividade monitorada com indicadores adequados, podendo ser o foco dos debates sobre regras de governança, segurança e proteção internacional a direitos humanos nas redes. A internet tem que ser um patrimônio da humanidade, com qualidade na cobertura e respeito à privacidade das pessoas”, concluiu Neri.

Os ODM são classificados em oito ações: 1. Acabar com a Fome e a Miséria; 2.Educação Básica de Qualidade para todos; 3. Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher; 4. Reduzir a Mortalidade Infantil; 5. Melhorar a Saúde das Gestantes; 6. Combater a Aids, a Malária e outras doenças; 7. Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente, e 8. Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento.

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

O III Encontro Nacional do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), que acontece até o dia 13 de novembro, visa alinhar as ações estaduais e municipais às prioridades nacionais; debater a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM); fortalecer a importância da participação social para o alcance das metas do milênio; elaborar o planejamento das atividades para 2014; e promover o debate sobre a construção da Agenda Pós 2015.

O encontro também pretende fortalecer e capacitar lideranças do MNCS e promover o intercâmbio de boas práticas na Municipalização dos Objetivos do Milênio. Confira a programação.

Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos



12/11/2013 12:00


Artigos Relacionados


Comissão ouvirá governo e organizações sociais sobre metas do milênio

Eventos dos Objetivos do Milênio serão realizados no RS

CDH ouve adolescentes sobre objetivos do milênio da ONU

Cidades sediam seminários de municipalização dos Objetivos do Milênio

Objetivos do Milênio são tema de reuniões no Norte do País

Município de Formigueiro (RS) adere à Agenda de Objetivos do Milênio