Governo do Estado cede terreno e prédio de hospital à Prefeitura da capital



Hospital Sorocabana passa agora para a gestão da Secretaria Municipal de Saúde

00:00 / 00:00

(Atualizado às 14h50)

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 17, um decreto que cede o terreno e o prédio do Hospital Sorocabana para uso da Prefeitura da capital. Após problemas financeiros da entidade responsável por sua administração, a unidade foi fechada em 2010 e retomada judicialmente pelo Estado, que agora passa sua gestão ao âmbito municipal por pelo menos 20 anos.

"Este será um Hospital Geral, do SUS, para atender de forma gratuita, com qualidade, a região da Lapa e também a zona oeste de São Paulo. Nos pretendemos fazer a doação ao município, mas dependemos de Lei, e para ganhar tempo, fizemos a cessão por 20 anos via decreto. Em seguida, vamos enviar um Projeto de Lei e doar em definitivo", afirmou o governador.

Em até 90 dias, a Prefeitura se compromete a instalar no local uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial) funcionando 24 horas, atendendo a casos de emergência com capacidade para 10 e 15 mil consultar mensais. Além disso, o local deve ser reformado, com as instalações readequadas e 120 leitos, em uma primeira etapa. Ao final do processo, o Hospital Sorocabana contará com 250 leitos e terá capacidade para 400 partos mensais. 

Sobre o Hospital Sorocabana

O hospital, que já foi referência na zona oeste da capital, está fechado desde setembro de 2010 por causa de problemas financeiros. Após sucessivas reduções em sua capacidade de atendimento. Tinha 156 leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no momento do encerramento de suas atividades.

Iniciou seu funcionamento em 1955, em poder do Governo do Estado, que o repassou, no ano seguinte, para a Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana. Na ocasião, atendia funcionários da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA) e, a partir dos anos 1960, passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Do Portal do Governo do Estado



01/17/2012


Artigos Relacionados


Governo cede terreno na zona leste da capital para a Associação de Amigos do Autista

Governo paulista cede terreno para Centro Pró-Autista

Governo cede terreno para instituição filantrópica Casa Hope

Governo cede terreno para a construção de Reator Brasileiro, em Iperó

Governo do Estado e Prefeitura acertam ações conjuntas para a Capital

Estado assina convênio com Governo Federal e Prefeitura da Capital para construção de moradias