Governo do Rio lança mapa sobre mudanças climáticas
Os impactos das mudanças climáticas nos municípios fluminenses já podem ser medidos. Em três deles, no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis e Paraty, destaca-se o elevado índice de vulnerabilidade ambiental, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentada nessa quinta-feira (24) em seminário na sede da Secretaria Estadual do Ambiente.
O Mapa de Vulnerabilidade da População do Estado do Rio de Janeiro aos Impactos das Mudanças Climáticas nas Áreas Social, Saúde e Ambiental sintetiza aspectos ambientais, sociais e de saúde humana sensíveis à variabilidade climática, associados a cenários futuros de mudança global do clima. Na pesquisa, foram considerados os dados climáticos de 1960-1990 e os projetados para o período 2010-2040.
Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, os municípios do estado receberão a pesquisa, que deverá ser incorporada aos planos diretores de suas cidades, para que elas possam se adaptar aos impactos da mudança do clima.
Segundo a coordenadora do projeto, Martha Macedo de Lima, foram adotados quatro índices para mensurar as condições de vulnerabilidade de cada município: saúde; social da família; ambiental; e de cenários climáticos.
Fonte:
Agência Brasil
25/03/2011 12:03
Artigos Relacionados
Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas lança publicação
Comissão sobre Mudanças Climáticas quer acompanhar ações do governo e visa Rio+20
Comissão cobra mais informações do governo sobre execução de Plano de Mudanças Climáticas
Cancelado debate sobre impactos das mudanças climáticas sobre áreas urbanas
CAE analisa propostas sobre mudanças climáticas
Aprovado relatório sobre mudanças climáticas