Governo e Fifa anunciam novos prazos de entrega de estádios



A Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo em São Paulo, sofrerá ajustes no cronograma de entrega da obra, prevista originalmente para o fim deste mês. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante a coletiva de imprensa realizada na Costa do Sauipe, Bahia, nesta terça-feira (3). A nova data para a conclusão do estádio é fevereiro de 2014. A Arena da Baixada, em Curitiba, também terá os trabalhos concluídos em 2014. Os outros quatro estádios, que estão na fase final das obras, têm previsão de realização de eventos em janeiro. São os casos de Manaus, Natal, Porto Alegre e Cuiabá.

A Fifa, o governo federal e os responsáveis pelas obras na Arena Corinthians aguardam até o fim desta semana o relatório da perícia que avalia os danos causados pela queda do guindaste que fazia a colocação da última peça da cobertura do estádio e que resultou na morte de dois operários, na última semana. De acordo com o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, mesmo com o acidente, haverá tempo para a conclusão e a realização dos testes no estádio, antes da Copa.

“Estamos esperando o relatório técnico final para discutirmos com a construtora. Sabemos que, dependendo de quando recebamos a luz verde pra reiniciar os trabalhos, pode haver mudanças, mas, temos tempo. Não entramos no modo crise, buscando alternativas para a abertura em São Paulo. Claro que o estádio não vai ser entregue no fim do ano, mas será entregue a tempo para a abertura, com base nas informações preliminares que tivemos”, disse Valcke.

O presidente Joseph Blatter também mostrou confiança que o projeto será finalizado. “Temos que lamentar a perda de duas vidas e expresso minha solidariedade às famílias. Quanto aos danos, eles serão reparados e a arena estará pronta. É uma questão de confiança nos governos federal e estaduais e nas cidades-sede. Com os relatórios que vimos hoje, na reunião do Comitê de Organização da Copa, temos segurança de que caminhamos para obter resultados positivos”.

Aumento de mão de obra

A Arena da Baixada, em Curitiba, terá novo cronograma de entrega. O secretário geral da Fifa confirmou que o palco paranaense será finalizado em fevereiro de 2014.

“Curitiba é o estádio no qual temos mais problemas e certamente não será entregue antes do fim de fevereiro de 2014. Vamos aumentar a mão de obra para que todas as instalações temporárias sejam montadas. O plano para venda de ingressos por assento terá que esperar, porque ainda não temos o mapa do estádio. Então, São Paulo e Paraná serão entregues em fevereiro e não no fim do ano, como planejado”, disse.

Planos operacionais

Secretário executivo do Ministério do Esporte e integrante do COL, Luis Fernandes destacou que o sorteio final marca o início efetivo do Mundial. “Nós entramos na etapa final e decisiva com dois desafios: completar a entrega dos estádios, com tempo para termos arenas com plena organização operacional. Em sequência, fazermos as reuniões de planejamento conjunto em cada sede para garantir um sucesso maior do plano operacional", explicou Fernandes.

A coletiva de imprensa desta terça-feira, no local que receberá o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, também contou com as presenças de Walter de Gregorio, diretor de comunicação da Fifa, Issa Hayatou, membro do Comitê de Organização da Fifa e José Maria Marin, presidente do COL e da CBF.

Fonte: 
Portal da Copa 



03/12/2013 17:36


Artigos Relacionados


Em coletiva, ministro explica prazos de entrega de estádios

Governo anuncia novos prazos de entrega da obra do Projeto São Francisco

Governo, Fifa e COL visitam estádios de São Paulo, Cuiabá e Curitiba

Ministros anunciam plano de combate à violência nos estádios

Segurança dos estádios é de alto padrão, diz Fifa

Estádios da Copa do Mundo da Fifa 2014 terão certificação ambiental