Governo e montadora assinam acordo de R$ 4 milhões para pesquisas no setor automotivo



O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) assinam nesta quarta-feira (16), em Betim (MG), acordo de parceria com as empresas FiatPowertrain e FPT Industrial para o desenvolvimento de novas tecnologias no setor automotivo. O acordo prevê investimentos de mais de R$ 4 milhões em pesquisas, com a participação dos pesquisadores do Inmetro e das instalações da instituição, em Xerém (RJ), em todas as pesquisas.

Entre as ações previstas está o estudo de um motor para veículos comerciais leves movidos a combustível, que funcionará com 30% de biodiesel e 70% de diesel. O veículo conceito será apresentado ao governo brasileiro até 2013. Também será criado um programa de incentivo à formação de jovens engenheiros para atuação no segmento, cujas aulas de capacitação serão realizadas no Campus do Inmetro.

Outros objetivos do acordo são o desenvolvimento de uma nova tecnologia para a utilização de óleo vegetal “in natura” como combustível e o uso da nanotecnologia na criação de materiais que reduzam o atrito em motores, além da análise de fluidos e lubrificantes. O acordo entre as instituições é resultado de um protocolo de intenções assinado dia 21 de fevereiro deste ano.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



16/11/2011 17:00


Artigos Relacionados


Inmetro e Fiat assinam protocolo para desenvolver tecnologias no setor automotivo

Inmetro e Mdic assinam parceria com empresas do setor automotivo

Jucá aposta em acordo para votar MP de incentivo ao setor automotivo

Itamaraty e Ipea assinam acordo para a realização de pesquisas

Anvisa e CNPq assinam acordo para desenvolvimento de pesquisas

JOSÉ JORGE DEFENDE RENOVAÇÃO DO ACORDO NO SETOR AUTOMOTIVO