Anvisa e CNPq assinam acordo para desenvolvimento de pesquisas
Temas compõem a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Vigilância Sanitária
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmou, juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um termo em que prevê o desenvolvimento de pesquisas para suprir lacunas de conhecimento em temas relativos à política, organização e gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
No Termo de Cooperação nº 3, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Brás Aparecido Barbano, e o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, definiram oito linhas de pesquisas prioritárias nas áreas de ações de vigilância sanitária: alimentos, sangue, tecidos, células e órgãos, e agrotóxicos. Os temas das pesquisas compõem a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Vigilância Sanitária (ANPP-Visa).
A previsão é de que a chamada pública seja divulgada nos próximos meses. Segundo a chefe do Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento (Nepec) da Anvisa, Daniella Guimarães, o fomento à pesquisa é fundamental para a área de vigilância sanitária. “Esses estudos permitem um acompanhamento do desenvolvimento científico e tecnológico dos diferentes produtos e serviços relacionados à vigilância sanitária, de forma a fortalecer as ações de proteção e promoção da saúde da população brasileira”, ressaltou a gestora.
Leia mais:
Ciência e Tecnologia lança edital para selecionar pesquisadores
Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica recebe inscrição até agosto
Fonte:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
26/06/2012 11:09
Artigos Relacionados
Itamaraty e Ipea assinam acordo para a realização de pesquisas
Governo e montadora assinam acordo de R$ 4 milhões para pesquisas no setor automotivo
Brasil e Alemanha assinam acordo em pesquisas hidráulicas
Brasil e México assinam acordo de cooperação para promoção do desenvolvimento social
CNPq faz parceria para desenvolver pesquisas com células-tronco
CNPq lança chamada pública para financiamento de pesquisas