Governo, empresas e sociedade debatem reformulação do Plano Nacional de Geologia



Representantes de empresas, organizações não governamentais, da academia e do governo estão reformulando o Plano Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (PNGMT-2030), uma ferramenta estratégica que deverá ser o instrumento fundamental para o planejamento de longo prazo do setor mineral. Além disso, o documento será a base para a formulação e execução de políticas públicas visando o desenvolvimento do setor mineral.

Para isso, foi criado um grupo de trabalho, que está debatendo as principais questões relacionadas à atividade mineral sustentável no País e buscando identificar os maiores desafios e obstáculos ao desenvolvimento dos diversos segmentos do setor mineral. Nas primeiras etapas de discussão sobre o documento, o GT buscou realizar oficinas temáticas com especialistas, e buscou apoio em estudos técnicos realizados por profissionais do setor.

Na última quinta-feira (22), após a a realização das oficinas, os participantes se dedicaram à criação de prováveis cenários que servirão de base para a definição de diretrizes e estratégias que constarão no documento. Participaram representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Abirochas, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), da Vale e da Votorantim, entre outros.

Na reunião, foram apresentadas e discutidas as diversas condicionantes de futuro que podem modificar o setor mineral num período de 20 anos, como mudanças tecnológicas, de mercado, e ameaças ambientais, entre outros. Outros pontos importantes como os cenários mundiais e nacionais, a demanda nacional e internacional, melhoria do conhecimento geológico e pesquisa — novas descobertas, transporte e infraestrutura também foram colocados em pauta.

Fonte:
Ministério de Minas e Energia

 



26/04/2010 15:48


Artigos Relacionados


Sociedade pode sugerir propostas para reformulação de documento do governo eletrônico

Governo, Anatel e empresas de telecomunicações concordam sobre importância do Plano Nacional de Banda Larga

Especialistas debatem em Brasília Plano Nacional de Saneamento Básico

Relator aponta desinteresse da sociedade por Plano Nacional de Educação

Sociedade discute plano nacional de segurança alimentar e Brasil Sem Miséria

Gestores e sociedade civil definem propostas de ajuste ao Plano Nacional de Cultura