Governo instala mesa de negociação com movimento de atingidos por barragens



A Mesa de Negociação com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi instalada na quinta-feira (2), em Brasília. O objetivo é debater as reivindicações do movimento reunidas em uma pauta nacional. A reunião de trabalho, no Palácio do Planalto, foi coordenada pelo secretário de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, e contou com a presença da secretaria nacional de Juventude da Secretaria-Geral, Severine Macedo, secretários executivos e representantes de 12 ministérios e dirigentes do movimento.

Estiveram presentes também representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Durante a reunião foram encaminhados os itens da pauta do MAB e foi decidida a realização de encontros mensais. De acordo com Paulo Maldos, a mesa é um espaço permanente de negociação e avaliará periodicamente avanços e dificuldades na negociação.

No dia 7 de abril, a presidenta Dilma Rousseff recebeu a pauta do movimento durante encontro com cerca de 450 mulheres do Movimento de Atingidos por Barragens. A presidenta determinou na ocasião a abertura das negociações com o movimento e delegou a Secretaria-Geral a articulação entre governo e o movimento. Na ocasião ela afirmou que todos os ministérios estão à disposição para negociar com o MAB.

Segundo Joceli Andrioli, um dos coordenadores do MAB, a pauta contempla temas como o debate sobre a política energética e de recursos hídricos, pré-sal, tarifa social de energia elétrica, assim como a garantia dos direitos dos atingidos por barragens. Um dos pontos debatidos durante a primeira reunião foi o decreto, de outubro de 2010, que instituiu o cadastro socioeconômico para identificação, qualificação e registro público da população atingida por empreendimentos de geração de energia elétrica.

A mesa marca a continuidade do processo de interlocução do governo com as organizações da sociedade. Desde o início do ano, foram instituídos canais de diálogo entre a Secretaria-Geral e representantes de várias organizações da sociedade, entre as quais centrais sindicais, movimentos sociais do campo e da cidade, entidades empresariais e religiosos.

Participam da Mesa de Negociação os ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente; da Educação; da Saúde; da Justiça; da Integração Nacional; de Minas e Energia; da Pesca e Aquicultura; do Planejamento; das Secretarias de Direitos Humanos e das Políticas para Mulheres.

 

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República



03/06/2011 15:24


Artigos Relacionados


Ministro se reúne com Movimento de Atingidos por Barragens

Secretaria-Geral estabelece acordo com Movimento dos Atingidos por Barragens

José Nery pede libertação de manifestantes do movimento dos atingidos por barragens

CCDH se reuniu em Caxias com atingidos por barragens

Política para atingidos por barragens será este ano

Grazziotin manifesta solidariedade à luta dos atingidos por barragens