Secretaria-Geral estabelece acordo com Movimento dos Atingidos por Barragens
A Secretaria-Geral da Presidência da República e o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), firmaram na última quinta-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília, acordo que prevê, dentre 15 itens, o criação conjunta de um cronograma de ações para o reassentamento de famílias cadastradas.
O documento é baseado na pauta entregue pelo MAB há dois dias, como atividade do Dia Internacional de Luta contra as Barragens, promovido pelo movimento em todo o País. É previsto que a Secretaria-Geral será o órgão responsável pela interlocução entre o movimento e o governo federal.
Dentre os avanços firmados no acordo estão a construção, no prazo de 60 dias, de metodologia para a realização do diagnóstico da dívida social do Estado com os atingidos, objetivando subsidiar ações para sua reparação; a realização de uma reunião entre o MAB, a Secretaria-Geral e presidentes de estatais do setor elétrico.
Cabe a Secretaria-Geral articular com a Eletrobrás a implementação, em abril de 2012, do programa Capacitando Atingidos por Barragens para Desenvolver Ações em Tecnologias Sociais na Produção de Alimentos Saudáveis e Energias Alternativas. Outras funções são retomar os processos de alfabetização dos atingidos por barragens ainda neste ano; articular com o Banco do Brasil um novo projeto para a implantação de mais 1.000 unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), e a construção de 1.000 novas cisternas para diferentes regiões do Brasil.
Segundo o MAB, nos últimos 30 anos, mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pela construção de barragens. O movimento cobra do governo políticas públicas que atendam a essa população e a garantia de direitos de indenização, saúde, moradia e terra. O ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho prometeu que em 2013 o governo federal e o MAB poderão comemorar as várias conquistas.
Veja o documento na íntegra.
Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência
16/03/2012 19:10
Artigos Relacionados
Ministro se reúne com Movimento de Atingidos por Barragens
Governo instala mesa de negociação com movimento de atingidos por barragens
José Nery pede libertação de manifestantes do movimento dos atingidos por barragens
CCDH se reuniu em Caxias com atingidos por barragens
Política para atingidos por barragens será este ano
Grazziotin manifesta solidariedade à luta dos atingidos por barragens