Governo investirá em equipamentos para apurar casos de maus-tratos em penitenciárias



As ações são respostas brasileiras ao relatório da ONU

O Ministério da Justiça vai investir nas ouvidorias estaduais do Sistema Penitenciário para acompanhar possíveis casos de tortura ou maus-tratos nas prisões estaduais. A melhoria da instalação e aparelhamento das ouvidorias faz parte das ações para aperfeiçoamento e modernização do sistema carcerário e está registrada na resposta do Brasil ao relatório sobre tortura da Organização das Nações Unidas, divulgado na quinta-feira (14).

Segundo o ministério, serão repassados R$ 280 mil para a aquisição de equipamentos para as ouvidorias em funcionamento em onze estados. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Paraíba. 

Além disso, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) vai implementar até o final de 2012, dentro das ouvidorias, um sistema informatizado para o monitoramento e acompanhamento de denúncias relacionadas ao sistema penitenciário brasileiro.

Oito membros do Subcomitê de Prevenção da Tortura (SPT) da ONU visitaram os estados de Goiás, São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo entre os dias 19 e 30 de setembro de 2011. 

Como resposta, órgãos do governo federal analisam as recomendações e trabalham na resposta às Nações Unidas, que deve ser enviada até o dia 8 de agosto. 

De acordo com o Ministério da Justiça, já foram tomadas algumas medidas para diminuir o déficit carcerário e melhorar as condições dos presos. Outros ministérios também estão desenvolvendo ações integradas nas áreas de saúde e educação.

Leia mais:

Governo brasileiro vai divulgar relatório da ONU sobre tortura em prisões

Levantamento mostra escolaridade dos presidiários no País

Governo elabora Política Nacional de Saúde no Sistema Prisional

 

Fonte:

Agência Brasil

 

 

15/06/2012 14:59


Artigos Relacionados


Senadores vão apurar, em Porto Alegre, denúncias de maus-tratos a integrantes de movimentos sociais

SP tem delegacia para investigar maus tratos contra animais

SP tem delegacia para investigar maus tratos contra animais

São Paulo tem delegacia para investigar maus tratos contra animais

Profissionais de educação serão treinados para identificar maus-tratos e abusos

Professor deverá fazer curso para detectar maus-tratos em crianças