Governo lança campanha para diminuir número de crianças sem registro civil



O governo federal quer atingir até 2012 a meta das Nações Unidas de 5% de crianças até 1 ano de idade sem registro civil. Atualmente, 6,6% das crianças nessa faixa etária não são registradas no Brasil. Nas comunidades indígenas, o número chega a 32%. Com o objetivo de aumentar o número de registros no País, foi lançada nesta quarta-feira (7) a Campanha de Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica 2011.

De acordo com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o Brasil conseguiu, em menos de dez anos, diminuir consideravelmente o número de crianças sem registro de nascimento. Em 2002, o índice de crianças até 1 ano era 20,9%. “Vamos alcançar, com a busca ativa, aquelas crianças e adultos que ainda não têm o registro. Essa é a nossa estratégia”, disse a ministra ao falar da campanha.

Segundo Maria do Rosário, todos os estados têm problemas com o registro infantil, no entanto, a situação é mais crítica nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente, cerca de 300 maternidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão interligadas aos cartórios. “Queremos avançar nessa meta e vamos lançar ações junto com o Ministério da Saúde para sensibilizar todas as maternidades do País”.

A campanha deste ano contará com peças, que incluem filme, cartilha, cartaz, folder, envelope e propaganda no rádio, para sensibilizar gestores e a população sobre a importância do acesso à documentação básica.

 

Fonte:
Agência Brasil



08/12/2011 10:49


Artigos Relacionados


Pode diminuir prazo para registro de desaparecimento de crianças

Simon apela ao governo pela regulamentação da lei que institui número único de registro civil

Governo lança campanha para proteção de crianças e adolescentes

Augusto Botelho alerta para alto número de crianças sem registro de nascimento

Campanha de trânsito visa diminuir número de acidentes na Páscoa

Governo lança campanha pela proteção das crianças e adolescentes no Carnaval