Governo lança edital para construção de cisternas no Rio Grande do Sul



O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou, na terça-feira (8), edital no valor de R$ 12,3 milhões para construção de cisternas de placas em cidades do Rio Grande do Sul. O objetivo é garantir água aos moradores da área rural dos municípios que estão em situação de emergência causada pela falta de chuvas. 

O apoio federal busca, além da construção das cisternas, a capacitação das famílias para a convivência com os prolongados períodos de estiagem e a capacitação de agentes comunitários de saúde, garantindo melhores condições de vida das famílias que habitam as zonas rurais. 

“Esta é uma ação emergencial. Devido à estiagem no Rio Grande do Sul, estamos fazendo o edital direcionado para o estado. A cisterna tem funcionado muito bem no Brasil, inclusive exportamos para vários países, como o Haiti e outros, da África”, disse o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes. 

A cisterna de placas é uma tecnologia social de baixo custo, já utilizada na região do Semiárido brasileiro para captar e armazenar água da chuva. Os beneficiários são famílias da área rural que estão tendo problemas na recuperação do volume dos açudes, ocasionando a falta de água para consumo humano e animal. 

O estado do Rio Grande do Sul deverá enviar a proposta e anexar a documentação necessária para a celebração do convênio por meio do Portal de Convênios. O envio da proposta não constitui direito, mas uma expectativa de direito condicionada à aprovação do MDS.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)



25/02/2011 10:32


Artigos Relacionados


MDS publica edital para construção de cerca de 31 mil cisternas

Municípios têm até 6ª feira para aderir ao edital de construção de cisternas no Semiárido

SP lança edital para construção do Metrô até o ABC

Departamento lança edital para construção de ponte entre Brasil e Paraguai

Governo vai investir R$ 50 milhões na construção de novas cisternas no Semiárido

Chamadas públicas selecionam parceiros para a construção de cisternas