Governo lança novo plano de combate ao crack



O governo federal lança, nesta quarta-feira (7), um conjunto de ações para o enfrentamento ao crack e outras drogas, além da campanha Crack, é Possível Vencer. As principais ações deverão se concentrar em três eixos: o cuidado, que prioriza o atendimento ao dependente químico e a seus familiares; autoridade, com foco no combate ao tráfico de drogas; e a prevenção.
As medidas serão anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, e os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e José Eduardo Cardozo (Justiça) às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
As ações vão ampliar e fortalecer o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, criado por decreto em maio de 2010. Um ano após a implantação, o governo federal pretende melhorar a eficácia do programa, com ações articuladas entre governo federal, estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil.
Com isso, será possível aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários, intensificar o combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas e ampliar as atividades de prevenção por meio da educação, informação e capacitação.
Para aumentar a oferta de tratamento, será necessário ampliar rede de atenção, com a disponibilização de mais leitos e equipamentos. Outra alternativa seria a inclusão, agora ou em um futuro próximo, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no atendimento aos dependentes.
As ações de capacitação serão direcionadas a pessoas que trabalham no tratamento de usuários de drogas, tanto funcionários da rede pública de saúde quanto colaboradoras de clínicas privadas.

Fonte:
Agência Brasil

Veja mais no site



14/09/2012 16:57


Artigos Relacionados


Novo plano de combate ao crack deve ser lançado na próxima semana, informa Senad

Augusto Botelho registra lançamento de plano do governo de combate ao 'crack'

Ana Amélia destaca lançamento de plano do governo para o combate ao crack

Plano de combate ao crack começa a receber verbas de R$ 140 mi no final de 2010

Acir Gurgacz pede participação da sociedade no Plano Nacional de Combate ao Crack

Meta do plano de combate ao crack é implantar política ampla, moderna e corajosa, diz presidenta