Ana Amélia destaca lançamento de plano do governo para o combate ao crack




Em pronunciamento nesta quarta-feira (7), a senadora Ana Amélia (PP-RS) registrou o lançamento de um plano de ações integradas do governo federal para enfrentar o consumo de drogas, essencialmente o crack.

A droga, salientou a senadora, é uma poderosíssima, com potencial de viciar em segundos, que provoca danos irreversíveis no cérebro, o que torna o controle da dependência uma tarefa complexa. Além disso, continuou, atinge parcela expressiva da população, em vista do seu baixo custo.

Ana Amélia lamentou que o Brasil esteja atrasado em relação ao problema. Ela disse que o governo ainda não tenha conseguiu concluir pesquisa sobre a quantidade e o perfil dos usuários de crack. E sugeriu que governo utilize estudo da Confederação Nacional dos Municipios (CNM) sobre o tema. Ela disse ainda que não pode haver corte de verba no governo para o combate ao crack, como no ano passado.

Outra medida importante, no entendimento da senadora, é a revitalização dos centros de atendimento psicossocial, criados pelo governo para o atendimento de dependentes químicos de álcool e drogas. São 258 unidades com equipes multidisciplinares para atender os dependentes, disse a senadora. Ela defende a ampliação do número de centros e o seu funcionamento em horário ininterrupto ou nas horas de maior demanda.

Ana Amélia destacou ainda que a Subcomissão Temporária de Políticas Sociais para Dependentes Químicos aprovou relatório em que sugere ações para o combate ao uso de drogas e reinserção social.

Entre as principais conclusões, estão a criação de uma comissão mista do Legislativo destinada a estudar proposições pertinentes à dependência química, selecionar as melhores e dar agilidade à sua tramitação. E ainda a internação compulsória do dependente em caso de situações de risco.

A subcomissão, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), realizou 12 audiências públicas sob a forma de painéis com 32 convidados, entre médicos, representantes da comunidade, sindicatos, governo e ex-dependentes.

Em aparte ao pronunciamento de Ana Amélia, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que o programa lançado para combater o crack é o passo mais importante dado pelo governo para enfrentar o problema das drogas.



07/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho registra lançamento de plano do governo de combate ao 'crack'

Marta Suplicy saúda lançamento de plano do governo para enfrentar o 'crack'

Governo lança novo plano de combate ao crack

Ana Amélia critica corte de verbas para o combate ao 'crack'

Ana Amélia lamenta corte de recursos para programas de combate ao 'crack'

Sarney participa de lançamento de plano de enfrentamento ao uso do 'crack'