Governo lança Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais



As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres

 

Está acontecendo nesta quarta-feira (8), em Brasília, a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. A iniciativa prevê o mapeamento das áreas de risco e a estruturação de um sistema de monitoramento, alerta e resposta a desastres naturais. O principal objetivo, de acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), é proteger vidas, garantir a segurança das pessoas, minimizar os danos decorrentes de desastres e preservar o meio ambiente.

As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres. Entre os investimentos previstos para a consolidação da estrutura de monitoramento e alertas estão: aquisição de nove radares meteorológicos, três mil pluviômetros automáticos para medir volume de chuvas num determinado período e 1,1 mil pluviômetros semiautomáticos a serem instalados próximos às áreas de risco.

A presidenta da República, Dilma Rousseff e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participam do lançamento.

 

Fonte:
Blog do Planalto
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



08/08/2012 12:37


Artigos Relacionados


Mais municípios com riscos de desastres naturais serão monitorados

Brasil e Japão firmam acordo para gerenciamento de riscos de desastres naturais

Defesa Civil participa de encontro sobre redução de riscos de desastres naturais

Casildo relata participação em evento sobre redução de riscos de desastres naturais

Banco Mundial analisa gestão de riscos e desastres no Brasil

Governos federal e do Rio de Janeiro apresentam balanço de ações de gestão de risco e desastres naturais