Governo não explica 72 demissões na Emater
Em audiência conjunta, as Comissões de Fiscalização e Controle, Agricultura e Serviços Públicos ouviram hoje representantes da Ascar/Emater sobre as demissões que vêm ocorrendo na autarquia.Mais de 40 pessoas esperaram em vão que os representantes do governo do Estado viessem explicar, as 72 demissões de funcionários da Emater, qualificadas de perseguição política pelo presidente dos servidores da Ascar/Emater, Aldo Fossá.
A denúncia foi apresentada à Assembléia Legislativa no dia 27 de setembro, quando os deputados decidiram convidar o presidente da Emater, Lino de David, o secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffmann, e o secretário da Administração e Recursos Humanos, Marco Maia.
No último dia 8, a Assembléia protocolou o convite na Casa Civil, mas somente na segunda-feira, dia 15, às 17h45min, um dia antes da audiência, o chefe da Casa Civil, Flávio Koutzii, avisou que os representantes do governo não poderiam comparecer à sessão, alegando problemas de agenda.
O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, deputado Berfran Rosado (PPS), não estranhou a ausência dos governistas. "É prática do atual governo fugir do debate e não comparecer aos convites formulados pelo Parlamento com o objetivo de se esquivar da prestação de contas. O deputado ressaltou ainda que o governo prioriza a estrutura partidária em detrimento da agricultura gaúcha ao demitir técnicos de forma arbitrária, alguns com mais de 20 anos de serviços prestados à entidade.
A audiência de ontem decorreu de uma reunião conjunta entre as comissões de Fiscalização e Controle, Agricultura e Serviços Públicos. Além de Berfran, estavam presentes os deputados Frederico Antunes (PPB),presidente da Comissão de Agricultura, Adilson Troca (PSDB) e Adroaldo Loureiro (PDT). Apenas o deputado petista José Gomes foi à sessão, mas assim que percebeu que seus companheiros governistas não compareceriam, saiu rapidamente da sala.
As comissões decidiram convidar novamente os ausentes, em reunião marcada para o próximo dia 31.
10/16/2001
Artigos Relacionados
Presidente da Emater explica demissões
Presidente da Emater explica demissões
Servidores denunciam demissões na Emater
Servidores denunciam demissões na Emater
Demissões na Ascar/Emater serão debatidas na Assembléia
Demissões na Ascar/Emater na pauta da reunião conjunta das comissões da Casa