Governo prepara campanha nacional para estimular a adoção de crianças e adolescentes



Slogan será "Unir para cuidar", diz presidenta Dilma Rousseff

O governo tem adotado medidas para facilitar os trâmites de adoção de crianças e adolescentes e está preparando uma campanha nacional para estimular o processo. Também faz parte da política do governo, a melhoria dos abrigos e a redução do tempo de espera na fila de adoção para pais e crianças. O tema está sendo discutido no 17° Encontro Nacional de Apoio à Adoção, que começou ontem (7) e segue até sábado (9).

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, defendeu mais agilidade nos processos de adoção de crianças no Brasil. “Temos que buscar simplificar os procedimentos e dotar as varas da Infância e todo o processo (para adoção) de gente com qualificação suficiente”, disse o ministro.

A presidenta Dilma se comprometeu a fazer uma ampla campanha nacional de adoção e afirmou que "o grande trabalho de conscientização da maravilha que é a adoção é criar uma cultura da refamiliarização das crianças", comentou.

Em carta lida pelo Ministro, a presidenta disse que as crianças que vivem fora do convívio familiar estão entre os grupos mais vulneráveis e que o governo tem trabalhado para melhorar essas condições. “Desde o primeiro dia do meu mandato, temos fortalecido as ações e políticas de atenção e proteção às nossas crianças e aos nossos jovens, principalmente os mais pobres".

Na carta, Dilma lançou o slogan "Unir para Cuidar" e parabenizou os organizadores do encontro. “Debater e criar ações de estímulo à adoção nos permitirá dar novos passos na garantia dos direitos de milhares de crianças e adolescentes brasileiros que vivem nas instituições de acolhimento em todo o País".

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, que também participou do evento, prometeu empenho para reduzir o tempo e a burocracia nos processos de adoção. “Em nome do Judiciário brasileiro, compreendendo de modo especial o STF e o Conselho Nacional de Justiça, essas duas instituições que são casas de fazer destino, me coloco à disposição para colaborar e contribuir para facilitar os processos judiciais de adoção. A adoção é um direito que tem a criança de pertencer a um grupo familiar”, disse.

 

Leia mais:

Mãe adotiva vai receber licença maternidade de 3 meses pelo INSS


Cadastro Adoção diz que exigência de famílias com relação ao perfil da criança dificulta o processo


São Paulo alcança 18 das 20 metas estipuladas para criança e adolescente, diz Unicef 


Denúncias de violação a direitos crescem 30% com campanha do governo e depoimento de Xuxa

 

Fonte:

Agência Brasil



08/06/2012 16:14


Artigos Relacionados


Governo prepara ações preventivas à exploração sexual de crianças e adolescentes

Governo lança campanha para proteção de crianças e adolescentes

Campanha marca Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Campanha nacional mobiliza mulheres, crianças e adolescentes contra violência de gênero

Mesquita Júnior quer campanha nacional contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Governo lança campanha pela proteção das crianças e adolescentes no Carnaval