Governo pretende lançar política cultural para infância em outubro



Para promover atividades culturais e artísticas voltadas para crianças, o Ministério da Cultura deve lançar uma política para a infância em outubro. A informação foi divulgada pela secretária de Cidadania Cultural do órgão, Marta Porto, nesta terça-feira (12), durante o 1º Encontro Nacional de Cultura e Infância, no Rio de Janeiro. O evento integra o Festival Internacional de Linguagens (FIL).

Segundo a secretária, a política definirá parâmetros para atividades abrangentes e inovadoras, que incentivem a "fruição estética". "Queremos incluir a cultura no dia a dia das crianças. Isso é uma coisa muito frágil", declarou. De acordo com Mara Porto, a política pretende ampliar o repertório cultural da população, restrito muitas vezes às festas populares de cada localidade.

Ao orientar estados e municípios, a política também deve incentivar a formação de produtores e o desenvolvimento de novas linguagens para as crianças e suas famílias. A secretária explica que para isso devem ser aproveitadas experiências bem sucedidas como a da Fundação Bienal, em São Paulo, que poderá ser reproduzida em escolas ou em municípios menores.

Durante o Encontro de Cultura e Infância, que promoverá rodas de discussão até a quinta-feira (14), especialistas e artistas também defenderam a expansão da programação cultural para o público infanto-juvenil e suas famílias.

As propostas discutidas para a infância durante o encontro serão compiladas pelos participantes e devem integrar a política nacional. Um documento está sendo elaborado pelo Ministério da Cultura em conjunto com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A iniciativa tem apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).


Fonte:
Agência Brasil



12/07/2011 17:46


Artigos Relacionados


Governo pretende lançar terceiro edital do Mais Médicos em dezembro

Brasil pretende lançar dois satélites geoestacionários para comunicações até 2018

Brasil pretende lançar satélite de defesa até 2014, diz Jobim a senadores

Iphan vai lançar edital para mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

Relator pretende concluir os trabalhos da CPI do Ecad até o final de outubro

Governo vai lançar portal para monitoramento de programas sociais