Governo publica estudo sobre zoneamento na Amazônia Legal



O estudo que orienta a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento, ordenamento territorial e meio ambiente da Amazônia Legal foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (2). O Decreto nº 7.378 normatiza o Macrozoneamento Ecológico–Econômico (Macro ZEE) da Amazônia Legal, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

O técnico da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Roberto Lorena, explica que a elaboração do Macro ZEE da Amazônia Legal se dá a partir dos zoneamentos ecológico–econômicos estaduais e das demandas da comissão interministerial, composta de 14 ministérios, relacionados ao desenvolvimento sustentável. “É um planejamento de médio e longo prazos, com ações de incentivo focadas na sustentabilidade do desenvolvimento”, acrescenta.    

Segundo o Macro ZEE, o Ministério da Agricultura deverá direcionar suas ações no setor agrossilvopastoril pelo estabelecimento de vínculo entre suas ações de fomento e zoneamentos agrícolas, que são subsidiados por conhecimentos científicos na área de edafologia (solo), clima, uso de cultivares adequadas, entre outros.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



03/12/2010 11:12


Artigos Relacionados


Geovani Borges elogia estudo do IBGE sobre a Amazônia Legal

Especialistas participam de audiência pública sobre desenvolvimento regional na Amazônia Legal

Valdir Raupp elogia estudo que aponta prioridades para infraestrutura logística da Amazônia Legal

Governo participará de estudo sobre governança pública

Audiência pública discute fomento de ciência e tecnologia na Amazônia Legal

Governo publica zoneamento para plantio de arroz e banana