Valdir Raupp elogia estudo que aponta prioridades para infraestrutura logística da Amazônia Legal




O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou em Plenário, nesta quarta-feira (20), as nove federações das indústrias da Amazônia Legal e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) pelo lançamento do Projeto Norte Competitivo, no mês passado.

O projeto, explicou o parlamentar, apresenta um diagnóstico detalhado dos problemas encontrados nos diversos modais de transporte da Amazônia Legal: ferrovias, hidrovias, rodovias, dutovias, portos e aeroportos.

Raupp destacou o fato de o Projeto Norte Competitivo elencar obras que, na visão do setor industrial da região, são necessárias para facilitar o transporte de cargas, permitindo, assim, a redução dos custos de escoamento da produção e o aumento da competitividade dos nove estados que a compõem.

- O Projeto Norte Competitivo é uma relevante contribuição do setor industrial da Amazônia Legal ao poder público, que passa a dispor de uma valiosa ferramenta no sentido de incentivar a produção regional, não apenas da indústria, mas de todos os setores da economia - disse.

Com relação à Rondônia, Raupp ressaltou ainda as condições favoráveis à integração de seu setor produtivo às oportunidades de negócios que hoje se apresentam na economia mundial.

O senador disse que a localização estratégica de seu estado facilita a logística e favorece o incremento do intercâmbio comercial com os países andinos, os demais países da América do Sul e os asiáticos, levando-se em conta os novos eixos e corredores rodoviários que vão abrir saídas para os oceanos Pacífico e Atlântico.

A Amazônia Legal é uma região que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, que têm em seus territórios trechos da Floresta Amazônica.



20/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sodré Santoro elogia plano de infraestrutura logística para a Amazônia

Valdir Raupp defende projeto que suspende desmatamento na Amazônia Legal

Geovani Borges elogia estudo do IBGE sobre a Amazônia Legal

Para Valdir Raupp, burocracia emperra obras de logística

Para Valdir Raupp, reformas política e tributária são prioridades

Valdir Raupp pede investimentos em infraestrutura e navegação de cabotagem