Governo quer garantir acesso de todos a escolas de qualidade



Na coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (14), Dilma Rousseff comentou os investimentos do governo federal em educação. Respondendo ao questionamento da costureira catarinense Nádia Luciane Hermann, Dilma lembrou que a educação básica é responsabilidade de estados e municípios, mas que o governo federal tem contribuído com o repasse de recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), além de investimentos em infraestrutura.

“A educação é uma prioridade absoluta de meu governo, por isso estamos realizando investimentos para garantir o acesso de todos a escolas de qualidade, em todos os níveis, da creche à universidade”, afirmou a presidenta.

A presidenta também lembrou o apoio que está sendo dado para garantir o acesso de estudantes ao ensino superior, como as vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que neste ano atingiu 2,5 milhões de inscrições; o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no qual o aluno pode financiar, com juros baixos e por prazos longos, as mensalidades do curso superior em uma universidade particular; e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas a estudantes de baixa renda em universidades privadas.

As inscrições para o ProUni começaram nesta segunda-feira (13) e vão até sexta-feira (17), com a oferta de 190 mil vagas para quem estudou em escola pública e pertence a família com renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.

“Todos esses programas fazem parte da grande transformação que estamos fazendo na educação no Brasil. Avançamos muito, e vamos avançar mais. O esforço, a dedicação e o empenho dos estudantes, o apoio e o suporte das famílias, e os programas do governo formam um arco de força que nos tornará do tamanho dos nossos sonhos”, garantiu Dilma.

Fonte:
Blog do Planalto



14/01/2014 09:01


Artigos Relacionados


Botelho quer garantir acesso de alunos deficientes em escolas

Governo quer garantir abastecimento de água em escolas públicas

Jungmann quer garantir acesso da CPI ao relatório da PF sobre o dossiê

Aníbal Diniz quer internet de qualidade em todos os municípios do Acre

Matusalém quer garantir a advogados direito de acesso a processos sobre IR

Heloísa quer garantir acesso de deficientes a informações sobre o Senado