Governo quer melhorar a condição de vida das comunidades quilombolas
O termo que possibilitará o atendimento das demandas pleiteadas pelas 66 comunidades quilombolas de Alagoas será firmado em 23 de abril. A Secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, explicou que a assinatura do Termo de Compromisso é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo realizado pela SEMCDH desde setembro do ano passado. Katia revelou ainda que, quando a Secretaria finalizou a pesquisa nas comunidades de Alagoas e verificou a situação de extrema pobreza, solicitou da Seppir a realização de um trabalho conjunto de ações integradas, para melhorar a condição precária de vida daquelas comunidades.
“Uma equipe técnica da Seppir esteve em Alagoas e realizou, em parceria com a SEMDH, o Seminário Brasil Quilombola, no qual foram discutidas todas as ações que poderiam ser desenvolvidas com a ajuda da Seppir. O seminário foi dividido em três ações: acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; e direitos e cidadania”, relatou a secretária.
Segundo Katia, a partir desses eixos foram levantadas todas as demandas de atuação desses setores e a Secretaria elaborou o plano “Agenda Quilombola para o Estado de Alagoas”, que foi enviado para o Governo Federal. “Agora passamos para uma nova etapa, com a assinatura do Termo de Compromisso”, disse Kátia.
A secretária visitou nesta semana a comunidade quilombola Tabacaria, em Palmeira dos Índios, onde anunciou que já foi aprovado na Funasa um projeto para a canalização da água e a segunda etapa do abastecimento. Também foi aprovada a alocação de R$ 10 mil para a construção de um galpão, que irá abrigar as artesãs da comunidade durante os cursos de qualificação, que contarão com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional.
Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
17/04/2012 16:46
Artigos Relacionados
Governo de SP atua em prol de comunidades quilombolas no Vale do Ribeira
Governo anuncia investimentos em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira
CDH debate políticas do governo federal para as comunidades quilombolas
CDH debate questões relativas às políticas do governo Lula para as comunidades quilombolas
Segundo Mantega, em 2012, condição do brasileiro só vai melhorar
Piso de R$ 950 deve melhorar condição salarial dos professores