Governo de SP atua em prol de comunidades quilombolas no Vale do Ribeira
Fundação Itesp tem como um dos objetivos reconhecer e titular terras ocupadas por quilombolas, garantindo a preservação e o desenvolvimento das futuras gerações
A atuação do Governo de São Paulo junto às comunidades quilombolas do Vale do Ribeira tem sido essencial para a preservação da memória história dos descendentes de escravos. A Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, é a entidade responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado. Promover a democratização do acesso à terra é o seu objetivo principal.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A assistente técnica do Itesp, Maria Ignez Maricondi, explica que na questão quilombola, a Fundação é responsável pelo reconhecimento e titulação das terras. Como lembra Maria Ignez, o Estado de São Paulo tem uma legislação própria para atender o artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Brasileira que diz: "aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos".
GALERIA DE IMAGENS: Quilombos de São Paulo mantêm viva cultura de gerações
Resgate histórico
"Eu acho que a questão deste trabalho todo é uma dívida histórica. Eles vieram escravizados. Quando veio a abolição eles ficaram sem terra, ficaram largados à sua própria sorte. A história é triste, então eu acho que é um resgate, é uma dívida que a gente tem com esses remanescentes de escravos", diz Maria Ignez.
Atender a isso é um trabalho árduo, que não envolve somente terras pertencentes ao Estado, mas enquanto a titulação não sai, estudos antropológicos são feitos para reconhecer estas comunidades e deixar garantido aos grupos o seu direito. Hoje, 28 comunidades quilombolas são reconhecidas no Estado de São Paulo e a concentração é maior no Vale do Ribeira, região sul de São Paulo.
Assista à videorreportagem realizada nas comunidades e conheça o trabalho feito pelo Governo do Estado, por meio do Itesp, e líderes de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.
Do Portal do Governo do Estado
09/14/2013
Artigos Relacionados
Governo anuncia investimentos em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira
Maioria das comunidades quilombolas do Estado vive no Vale do Ribeira
Marrey visita três comunidades quilombolas do Vale do Ribeira
Justiça: Quilombolas participam de 1ª audiência pública no Vale do Ribeira
Justiça: Quilombolas participam de 1ª audiência pública no Vale do Ribeira
Governo apresenta oportunidades para o Vale do Ribeira