Governo garante que Belo Monte não atingirá comunidades indígenas
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou à presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (6), que a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), não vai afetar nenhuma comunidade indígena. Lobão entregou à presidenta um relatório onde informa que a comunidade indígena mais próxima do lago que se formará com o represamento do rio fica a 31 quilômetros (km) de distância.
“Mostrei à presidenta um mapa que demonstra a presença de diversas reservas na região. A mais próxima está a 31 km do lago. Outras, a 200, 300 e até 500 km de distância”, disse o ministro, que defendeu a necessidade da construção da usina, que terá potência instalada de 11 mil megawatts.
“É uma energia da qual nós necessitamos porque, de outro, modo teríamos que construir mais intensamente termelétrica a óleo, a carvão e, no momento, não é o que interessa ao País. Nós temos a matriz energética mais limpa e renovável do mundo e pretendemos continuar assim”, disse o ministro.
A construção de Belo Monte vem sendo alvo de polêmica envolvendo indígenas, Ministério Público, organizações não governamentais e, até, a comunidade internacional. No mês passado, o Brasil foi notificado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que sugeriu a paralisação do processo de licenciamento da obra até que as comunidades indígenas afetadas sejam ouvidas.
Na quinta-feira (5), Lobão participou de uma reunião com índios no Palácio da Alvorada, organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele foi criticado pelas lideranças indígenas, que não querem que Belo Monte seja construída.
Fonte:
Agência Brasil
06/05/2011 17:43
Artigos Relacionados
Governo afirma que Belo Monte não tirará indígenas de suas terras
Governo recebe indígenas para tratar da hidrelétrica de Belo Monte
Belo Monte vai gerar crescimento e distribuição de renda com preservação de terras indígenas
Mudanças no projeto de Belo Monte atestam atuação da Funai em defesa dos indígenas
Justiça Federal do Pará reconhece que Hidrelétrica de Belo Monte não atinge terras indígenas
Usina de Belo Monte começará a funcionar em 2015, garante Lobão