Governo reconduz cargos na Agência Nacional de Águas



O Diário Oficial da União publicou o decreto de recondução do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o diretor João Gilberto Lotufo Conejo aos respectivos cargos. Assinado pela presidente Dilma Rousseff, o documento desta quarta-feira (15) também nomeia como diretora da instituição Gisela Damm Forattini, especialista em Recursos Hídricos da ANA. Ela é a primeira servidora de carreira do órgão a ocupar o posto.

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência Nacional de Águas, os diretores da instituição têm um mandato de quatro anos, sendo admitida uma recondução consecutiva por igual período. A Diretoria Colegiada da Agência é composta por cinco diretores, sendo um deles o diretor-presidente. Atualmente ocupa uma das vagas o diretor Paulo Varella, que é um dos governadores do Conselho Mundial da Água, reconduzido em 8 de maio de 2013. No momento, o quinto cargo está vago.

Currículos

Vicente Andreu é diretor-presidente da ANA desde janeiro de 2010 e membro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) desde 2008. O dirigente já ocupou os cargos de secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, no Ministério do Meio Ambiente; secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas (SP); presidente da Usina Termelétrica Nova Piratininga Ltda; presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) de Campinas; e diretor da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista). Andreu é formado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Servidor da ANA desde 2001, João Gilberto Lotufo foi superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos e tomou posse como diretor do órgão em janeiro de 2010. Foi engenheiro e superintendente no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo; diretor técnico da Sanasa; secretário adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo; e professor assistente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro Civil com especialização em Hidráulica pela USP de São Carlos, Lotufo é mestre em Engenharia Hidráulica pela Politécnica da Universidade de São Paulo e também possui especialização em Engenharia Hidrológica pelo Imperial College, da Universidade de Londres, Inglaterra.

Servidora pública federal, Gisela Damm Forattini trabalha há 35 anos na área de Meio Ambiente e de Gestão Integrada de Recursos Hídricos. Diretora de Licenciamento Ambiental do Ibama entre agosto de 2010 e janeiro de 2014, Gisela já foi superintendente de Fiscalização e gerente de Outorga da ANA, onde passou a integrar o quadro de servidores por meio de concurso público em 2006, como especialista em Recursos Hídricos. Gisela é engenheira civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Ciências na área de Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e pós-graduada em Limnologia e Manejo de Represas pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte:
Agência Nacional de Águas



15/01/2014 14:34


Artigos Relacionados


Agência Nacional de Águas promove Corrida e Caminhada das Águas 2010

SÉRGIO MACHADO EXPLICA POR QUE GOVERNO TEM PRESSA PARA CRIAR AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

CMA recebe presidente da Agência Nacional de Águas

SENADO APROVA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

CAS APROVA CRIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Justiça exime Agência Nacional de Águas de dívidas