Governo vai leiloar 300 mil toneladas de trigo para garantir preço mínimo ao produtor
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, realiza na próxima semana três leilões para escoamento de trigo. As operações serão na quarta-feira (9) e pretendem garantir o preço mínimo pago ao produtor do grão.
O primeiro leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) vai disponibilizar 35 mil toneladas(t) de trigo em grãos provenientes dos três estados da região Sul. O participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda do produto para uma indústria moageira sediada na Unidade da Federação de plantio do trigo ou a venda e o escoamento do grão para qualquer consumidor final sediado fora da Unidade da Federação de plantio.
O leilão de Prêmio para Escoamento (PEP) vai comercializar 165 mil t do grão. A maior parte foi plantada no estado do Paraná (100 mil t) e o restante é proveniente do Rio Grande do Sul (50 mil t) e de Santa Catarina (15 mil t). Os participantes poderão ser indústrias moageiras de trigo e comerciantes de cereais, sediados ou não na Unidade da Federação de plantio. O participante deve comprovar a venda do trigo em grãos para qualquer consumidor final sediado fora da Unidade da Federação de plantio.
O terceiro leilão será de PEP para escoamento de 100 mil t do grão. Poderão participar do leilão as indústrias moageiras de trigo ou comerciantes de cereais. O escoamento dos grãos poderá ser para qualquer localidade, exceto para os estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O governo já previu mais oito rodadas de leilões para escoamento de trigo. As datas previstas serão 23 de novembro, 7 e 21 de dezembro. Em 2012, eles acontecem nos dias 4 e 18 de janeiro e 1º, 5 e 29 de fevereiro.
Modalidades
Na modalidade de leilão chamada Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), o governo concede uma subvenção econômica (prêmio) ao produtor e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo federal e o valor do prêmio arrematado em leilão.
Já no modelo Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), o governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento.
Fonte:
Ministério da Agricultura
03/11/2011 17:57
Artigos Relacionados
Aumento de 5% no preço mínimo do trigo é para próxima safra, diz CMN
Preço mínimo do trigo cai 10%
Trigo tem Preço Mínimo garantido
Governo libera 30 mil toneladas de trigo para agricultores familiares do RS
Conab comprará 186,6 mil toneladas de arroz com garantia de preço mínimo este mês
Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços