Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços



O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse nesta quarta-feira (10) que a ideia de que o preço do pão vai subir devido ao aumento da tarifa de importação do trigo dos Estados Unidos de 10 para 30% é falsa. De acordo com ele, só no estado do Paraná existem cerca de 800 mil toneladas de trigo nos armazéns.

- É conversa mole essa de que vai subir o pão, o macarrão, a farinha. É só usar o trigo que está sobrando nossos armazéns - disse.

O trigo faz parte dos cerca de cem produtos americanos que o Brasil decidiu sobretaxar para que os produtos nacionais possam concorrer com os mesmos. A lista, divulgada na última segunda-feira (10) é uma forma de retaliar o governo dos Estados Unidos pelos incentivos concedidos aos seus produtores, considerados abusivos pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

- Falta ao governo brasileiro visão de futuro. O país não pode continuar dependente do produto importado - disse o senador.

Osmar Dias disse que o aumento da alíquota de importação deveria ser acompanhado da garantia do preço mínimo ao produtor nacional, que teria, dessa forma, segurança para plantar para abastecer o mercado interno.

O parlamentar lembrou ainda que, em 1988, o Brasil chegou a ser auto-suficiente na produção do trigo - um item essencial na cesta básica do brasileiro, frisou.



10/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira pede liberação de estoque de trigo para evitar aumento de preços

Osmar Dias: omissão do governo e fraude favorecem trigo argentino

OSMAR DIAS PEDE "SOCORRO" PARA EVITAR ENTREGA DA COPEL AO BANCO ITAÚ

Osmar Dias: produtores de trigo e milho enfrentam grave crise, mas o 'governo não está nem aí'

Osmar Dias quer auxílio para produtores de trigo

Governo vai leiloar 300 mil toneladas de trigo para garantir preço mínimo ao produtor