Governo vai tentar colocar em votação entrada da Venezuela no Mercosul



Os líderes dos partidos que apoiam o governo se reuniram nesta terça-feira (1º) e decidiram colocar em votação na sessão de amanhã (2) o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul (PDS 430/08). O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), admitiu, no entanto, que a votação depende de quorum.

Participaram da reunião os líderes do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), do PT, Aloizio Mercadante, do PMDB, Renan Calheiros (AL), do PSB, Antonio Carlos Valadares (SE), do PRB, Marcelo Crivella (RJ), do PP, Francisco Dornelles (RJ), e do PR, João Ribeiro (TO).

Os líderes dos partidos de oposição DEM e PSDB não participaram do encontro, já que estavam reunidos para discutir a crise política no Distrito Federal. Eles pediram, inclusive, o adiamento da votação (ordem do Dia) desta terça-feira (1º) em Plenário, até que terminassem a discussão em torno do Caso Arruda.

Na semana passada, em reunião que contou com a participação dos oposicionistas, ficou acertado que a votação do protocolo de adesão aconteceria em 9 de dezembro. No entanto, segundo Mercadante, o governo teme pela ausência de senadores em Plenário na próxima semana, devido à realização, em Copenhague, da conferência mundial sobre o clima.

Do encontro da base aliada surgiu uma nova lista de prioridades, apresentada à Mesa Diretora. Até o término da reunião, o DEM e o PSDB ainda não havia sido consultados sobre sua posição a respeito da nova lista.

Além do substitutivo do senador Mercadante ao PLS 150/06, que trata do combate ao crime organizado, e da PEC 41/08, que institui o piso salarial de policiais e bombeiros, a relação inclui, por exemplo, o PLC 32/09, que institui normas para licitações e contratos da administração pública; e o PLS 303/08, que autoriza a criação da Agência de Fomento do Centro-Oeste.

A sessão legislativa de 2009 se encerra em 22 de dezembro. Mas antes disso o Congresso deve finalizar a votação da Lei Orçamentária Anual.



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votação da entrada da Venezuela no Mercosul é novamente adiada

Acordo de líderes adia por uma semana votação da entrada da Venezuela no Mercosul

Líder do PT confirma: Governo vai tentar votar adesão da Venezuela ao Mercosul nesta quarta

Garibaldi diz que vai tentar colocar em votação projeto do microempreendedor em setembro

Senado referenda entrada da Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul