Governo volta a pedir mais tempo para analisar regulamentação do trabalho doméstico



Foi novamente adiada a apresentação dos projetos de regulamentação da Emenda Constitucional 72, que garante novos direitos aos trabalhadores domésticos. Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição, o governo quer mais tempo para apresentar suas contribuições ao projeto.

O pedido de um novo adiamento, de acordo com o senador, ocorreu durante reunião na manhã desta quinta-feira (9) com a ministra da Casa Civil, a senadora licenciada Gleisi Hoffmann. A expectativa do senador é de que as contribuições sejam apresentadas na próxima semana, para que o projeto seja discutido e votado até o fim do mês na comissão.

- Eu quero liquidar esse assunto ainda neste mês. Nosso prazo é o mês de maio e estamos trabalhando com força total no sentido de fechar rapidamente a proposta - disse.

O senador negou divergências com integrantes do governo e afirmou que uma equipe interministerial trabalha na definição de como serão operacionalizadas as mudanças, o que toma tempo. Uma das principais questões que estão sendo analisadas pelo governo são os impactos de possíveis isenções que facilitariam o cumprimento das obrigações por parte dos empregadores.

Sobre a proposta de redução da multa por demissão involuntária, dos atuais 40% do FGTS aplicáveis a todos os trabalhadores para 10% no caso dos trabalhadores domésticos, o senador afirmou que está aberto a sugestões. Para Jucá, o importante é discutir alternativas, já que os empregadores domésticos não têm as mesmas condições das empresas para arcar com a multa.

- Nós não podemos criar uma área de conflito que vá sobrecarregar o Judiciário, as famílias, os empregadores e os empregados. Precisamos de uma legislação clara, que facilite a regulamentação e a consolidação do emprego. Estamos abertos a todas as sugestões para fazer a melhor lei possível.

Uma nova reunião da comissão está marcada para a próxima quinta-feira (16).



09/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá confirma acordo com governo para adiar propostas de regulamentação do trabalho doméstico

Projeto de regulamentação do trabalho doméstico ainda depende de definições do governo

Mulheres dedicam muito mais tempo ao trabalho doméstico, aponta Ipea

Simon pede mais tempo para analisar propostas do governo

CE volta a analisar regulamentação de estágios

Renan recebe nesta quarta-feira proposta de Jucá para regulamentação do trabalho doméstico