Grande rede de supermercados adota o Selo da Agricultura Familiar em marcas próprias



Os produtos da agricultura familiar mais uma vez ganharam reconhecimento nacional. Neste ano, as gôndolas de uma grande franquia de supermercados do País vão ofertar quatro tipos de produtos de marcas próprias com o Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf) em suas embalagens.

A permissão concedida na última semana pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA) faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2011 entre o MDA, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o supermercado. O objetivo é ampliar a oferta de produtos da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais nos mercados privados e na rede varejista.

O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, ressalta que existem muitas vantagens para o consumidor que adquire um produto com o selo. “O consumidor vai poder identificar a origem do produto, vai saber que por trás desse produto tem o trabalho de uma família do campo. Essa informação é importante quando ele escolher o que comprar. Essa ação está dentro da estratégia do MDA de fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores e divulgar a presença significativa da agricultura familiar no mercado”, destaca Campos.

Esta é a primeira vez que o setor varejista utiliza o Sipaf em produtos de marca própria. São quatro produtos: beterraba , brócolis e cenoura, todos em conserva, produzidos de maneira orgânica pela Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), no Sul de Santa Catarina, e o palmito de pupunha - da Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm).

Depois que aderiu ao Selo de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf), em junho do ano passado, a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm) conquistou mais visibilidade diante das grande redes de varejo do País. “Além de garantir um diferencial competitivo da produção agrícola familiar, o Sipaf potencializa o escoamento da produção agregando valor ao produto. O resultado é mais uma conquista em prol da justa distribuição de renda”, avalia Santos.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



06/02/2012 16:38


Artigos Relacionados


Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural

Produtos da agricultura familiar chegam às grandes redes de supermercados

Moçambique adota modelo brasileiro de desenvolvimento da agricultura familiar

Mais de 4.500 produtos têm o Selo da Agricultura Familiar

Brasil Sem Miséria: supermercados do Pará poderão comprar da agricultura familiar

Supermercados vão comprar produtos da agricultura familiar dentro do Brasil Sem Miséria