Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural



Lançada recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Rede Brasil Rural (RBR) quer, inserir os supermercados como beneficiários das facilidades oferecidas pela ferramenta digital. Para isto, o ministério   está desenvolvendo uma ferramenta que possibilita a compra de itens da agricultura familiar cadastrados por meio de um link exclusivo para os supermercados.

Para isso, nesta quinta-feira (30) aconteceu uma reunião entre a coordenação da RBR e o Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA com representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com o coordenador da RBR, Marco Antonio Viana Leite, a iniciativa visa incluir os supermercados associados à Abras no programa. “Vamos fazer uma parceria para que os supermercados possam cadastrar seus itens e comprar produtos da agricultura familiar”, explica.

Durante a reunião foram apresentadas algumas alternativas quanto à ferramenta a ser utilizada e a forma como deve ser divulgada. Para a coordenadora do Comitê Sustentabilidade e assessora de Comunicação da Abras, Susana Ferraz, o ideal é que seja desenvolvida uma interface entre o portal da entidade e da Rede Brasil Rural. “Temos que fazer um trabalho para que o supermercadista se interesse em comprar os produtos da agricultura familiar e mostrar que será um diferencial para ele”, aponta.

A Abras conta com cerca de 80 mil associados em todos o País. Grande parte dos empreendimentos são de pequenos e médios supermercados. O coordenador da Rede Brasil Rural reforça a importância da participação do setor neste sistema para aumentar, de forma significativa, a oferta dos produtos da agricultura familiar. “A Rede Brasil Rural é o mapa da oferta da agricultura familiar que estamos disponibilizando para os supermercadistas”, sintetiza Leite.

A ferramenta para a inserção dos supermercados na Rede Brasil Rural deve ser apresentada durante a 28ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que vai ocorrer entre os  dias 7 e 10 de maio, em São Paulo (SP). A parceria também deve estar presente na 8ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que vai ocorrer entre os dias 6 e 10 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). 

O objetivo principal da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar.

Para consultar as ofertas da agricultura familiar na Rede Brasil Rural, acesse o site da iniciativa.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 


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02/04/2012 14:53


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