Greening: Prazo para entrega do relatório semestral de inspeção acaba terça



Quem não estiver em dia com os relatórios e a erradicação das plantas está sujeito às autuações

Termina na próxima terça-feira (15 de janeiro) o prazo para entrega do relatório semestral de vistoria de plantas cítricas para a doença do huanglongbing (HLB), popularmente conhecida como greening. Os proprietários devem apontar, no documento, o número de plantas inspecionadas e de árvores erradicadas. A entrega deve ser feita no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) mais próximo da propriedade. Há 40 espalhados pelo Estado. O relatório pode ser obtido pelo site http://www.cda.sp.gov.br/.

Quem não estiver em dia com os relatórios e a erradicação das plantas está sujeito às autuações, conforme prevê a Instrução Normativa 32 do Ministério da Agricultura. As multas variam de R$ 1.500 a R$ 5.000. “Não há outro meio de controlar o greening senão com a atenção do citricultor à sua propriedade e o atendimento à legislação que rege o assunto”, afirma o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (CDA), Mário Tomazela. “O objetivo não é multar. Importante é salvaguardar o patrimônio agrícola do produtor", reforça o responsável pela CDA, Anselmo Lucchese Filho.

A apresentação do relatório faz parte das ações de controle da doença, que surgiu em São Paulo em 2004 e hoje afeta plantações em 153 municípios de 24 EDAs. Desde o surgimento, mais de 2 milhões de árvores foram erradicadas. O trabalho é realizado pela CDA em conjunto com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que colabora na inspeção. Fiscalizar e autuar cabe à coordenadoria.

O greening atinge todas as variedades e é considerada a pior doença de citros no mundo, transmitida por um inseto (o psilídeo Diaphorina Citri).  Os principais sintomas são ramos amarelados, folhas mosqueadas (manchas verde-claras ou amareladas), deformação, redução e queda de frutos, maturação irregular, desfolha, seca e morte de ponteiros das árvores, manchas circulares verde-claras na casca do fruto, sementes abortadas e maior espessura da parte branca da casca.

Iformações:

Assessoria de Comunicação

Tel.: 11 5067-0069

Euzi Dognani/Adriana Rota

www.agricultura.sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(M.C.)



01/11/2008


Artigos Relacionados


Prazo para entraga do relatório semestral de inspeção Greening termina na terça

Prazo para entregar relatório do greening termina na terça

Termina nesta terça prazo para apresentar relatório sobre greening

Defesa Agropecuária registra entrega de 17 mil relatórios de inspeção do greening

Citricultor tem até terça para entregar relatório do greening

Greening: Citricultor tem até terça-feita para entregar relatório de vistoria