Grupo avalia medidas para antecipar rede de fibra óptica no Amapá



O grupo que estuda uma possível interligação entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa por meio de via rede óptica deve voltar a se reunir na próxima quinta-feira (21). Participarão  do encontro representantes do Ministério das Comunicações, Telebrás, Casa Civil e Anatel. A última reunião do grupo foi realizada na última quinta-feira (14).

O objetivo da reunião é continuar a análise das alternativas capazes de materializar a interconexão de Macapá com a Guiana Francesa.

Dentre as sugestões em análise, está a possibilidade do uso de rede elétrica de alta tensão contemplada com cabo OPGW (cabo de para-raios das redes de alta-tensão do setor elétrico). Atualmente, a conexão à internet na região é feita por satélite. 

No encontro desta quinta-feira, uma das medidas anunciadas foi que a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) vai concluir, até o dia 28, um levantamento sobre a demanda de banda larga do estado. O estudo vai determinar a necessidade de conexão à internet de setores como órgãos públicos, empresas privadas, instituições de ensino, hospitais e usuários domésticos. 


Interesses bilaterais

A proposta de ligar via fibra óptica o estado à Guiana Francesa faz parte do acordo de cooperação transfronteiriça Brasil-França. Dois grupos, um de cada país, estão avaliando os aspectos técnicos e econômicos do projeto. 

“No caso do Amapá, o que buscamos é possibilitar o acesso à internet segura e de qualidade já em 2011, antes da chegada do Linhão de Tucuruí, previsto para 2013”, explica o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, representante do Ministério das Comunicações no encontro. 

A interligação entre o Amapá e a Guiana Francesa será feita pela rota Caiena - São Jorge - Oiapoque – Calçoene – Macapá.  Os municípios de Caiena e São Jorge estão na Guiana Francesa e os outros três municípios pertencem ao Amapá. 

O trecho entre Calçoene e Macapá já conta com cabo óptico pela rede da Eletronorte. O novo trecho a contar com fibra óptica via rede elétrica de alta tensão ligará Calçoene a Oiapoque.


Fonte:
Ministério das Comunicações



15/10/2010 19:17


Artigos Relacionados


Embratel recebe licença para operar projeto de fibra óptica

Vanessa Grazziotin comemora chegada da internet por fibra óptica em Manaus

Projeto de anel continental de fibra óptica será apresentado aos presidentes da Unasul

Conexão de fibra óptica Brasil-Venezuela amplia acesso à banda larga em Manaus

Pernambuco ganha rede óptica de alta velocidade

Conexão entre Guiana Francesa e Amapá, por fibra ótica, tem prazo até dezembro