Grupo de trabalho retorna de expedição em busca de desaparecidos na Guerrilha do Araguaia



O Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) retornou de mais uma expedição para busca de restos mortais de desaparecidos na Guerrilha do Araguaia. A viagem ocorreu entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.

O ponto focal das buscas dessa expedição foi o cemitério de Xambioá (TO), onde o grupo exumou dois restos mortais em expedições recentes. O material já se encontra sob análise do Instituto Médico Legal (IML) de Brasília e da Polícia Federal.

Desta vez, não houve exumação nos dois pontos escavados. Segundo integrantes do GTA, a exumação só ocorre quando estão presentes “requisitos objetivos de busca”, ou seja, quando os restos mortais guardam relação com o relato de inumação e são compatíveis com os guerrilheiros do Araguaia.

Os locais escavados em Xambioá foram previamente autorizados pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Brasília. Também ocorreram buscas e escavações em Marabá (PA), em área da Secretaria Municipal de Agricultura que, à época da guerrilha, era ocupada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As pesquisas nesse local, contudo, ainda se encontram em fase inicial e deverão continuar na próxima expedição.

Além de integrantes da Coordenação do GTA, participaram dessa última expedição familiares de mortos e desaparecidos políticos, pesquisadores e peritos, além de representante da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

A próxima expedição do GTA deverá ocorrer entre os dias 20 e 30 de setembro.


Fonte:
Ministério da Defesa



12/09/2011 19:31


Artigos Relacionados


Novo grupo de trabalho vai ampliar busca a desaparecidos no Araguaia

Grupo de Trabalho do Araguaia retoma busca por desaparecidos políticos em Xambioá (TO)

Grupo que busca desaparecidos no Araguaia retoma atividades no domingo (10)

Governo reinicia buscas de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia

Ministério da Defesa retoma buscas por desaparecidos na Guerrilha do Araguaia

Expedição para localizar desaparecidos políticos retorna à Xambioá/TO