Ministério da Defesa retoma buscas por desaparecidos na Guerrilha do Araguaia
O Ministério da Defesa retomou, no domingo (22), as atividades de buscas por desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia. Essa expedição - a quarta realizada pelo grupo - será feita no cemitério de Xambioá, em Tocantins. Em julho, o grupo criado pelo órgão fez um rastreamento no local para identificar possíveis pontos de escavação.
De acordo com o ministério, a exploração em Tocantins demorou a ser feita porque dependia de autorização judicial, já que a área a ser escavada é um cemitério. Nesta expedição, deverão ser recolhidos materiais para análise em laboratório.
Somente essa análise poderá indicar se os despojos têm alguma relação com a guerrilha ou se são restos mortais de alguma pessoa não relacionada com o episódio. Os materiais encontrados serão enviados para o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB).
A Guerrilha do Araguaia foi um movimento do início da década de 1970, que surgiu para enfrentar a ditadura militar. Muitos guerrilheiros e militares foram mortos em combates na selva amazônica. Até hoje, dezenas de participantes do movimento estão desaparecidos. No ano passado, a juíza da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Solange Salgado, determinou que o Estado brasileiro reiniciasse as buscas na região.
Fonte:
Agência Brasil
23/08/2010 11:37
Artigos Relacionados
Governo reinicia buscas de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia
Xambioá: 3a etapa de buscas por desaparecidos do Araguaia segue até dia 30
Grupo de trabalho retorna de expedição em busca de desaparecidos na Guerrilha do Araguaia
Grupo de Trabalho do Araguaia retoma terceira etapa de buscas em Xambioá (TO)
Grupo que busca desaparecidos no Araguaia retoma atividades no domingo (10)
Grupo de Trabalho do Araguaia retoma busca por desaparecidos políticos em Xambioá (TO)