Grupo interministerial vai discutir medidas de combate à dengue
O Ministério da Saúde vai discutir com um grupo interministerial medidas para qualificar o controle e combate à dengue. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Nesta semana, três casos de dengue tipo 4 foram confirmados no Brasil.
De acordo com informações do ministério, alguns estados tiveram alta prevalência de casos de dengue em 2010 e podem voltar a preocupar no próximo verão, quando sobem os registros da doença. São eles: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, além de municípios paulistas. O estado do Rio de Janeiro, que passou por epidemia em 2008, terá medidas preventivas e decisões específicas.
De acordo com o ministro Temporão, a pasta da Saúde investe R$ 1 bilhão no combate à dengue, em educação de profissionais e no atendimento aos pacientes infectados. "O trabalho não para. O País está preparado para enfrentar uma hipotética circulação do vírus 4 no próximo verão", reforçou.
Perguntado sobre a atuação da vigilância epidemiológica nas fronteiras, pois há suspeita de que o vírus do tipo 4 identificado em Roraima tenha vindo da Venezuela, o ministro informou que já é feito um trabalho de controle, inclusive, "de visita casa a casa" no estado.
Fonte:
Agência Brasil
17/08/2010 05:27
Artigos Relacionados
GRUPO DO SENADO VAI DISCUTIR COMBATE À MISÉRIA
Acir Gurgacz apela ao Ministério da Saúde por medidas de combate à dengue em Rondônia
Kátia Abreu quer montar grupo de trabalho para discutir combate à obesidade
Grupo de Inteligência do Comércio Exterior vai reforçar medidas de combate a práticas desleais
Grupo interministerial estuda a criação de 48 novos centros de radioterapia no SUS
Grupo de trabalho interministerial debate diversificação em áreas de tabaco