Grupo português Chapitô é atração do programa Cena Estrangeira
Apresentações estão programadas para os dias 8, 9 e 10 no Teatro Sergio Cardoso, Capital
Deus criou Adão e Eva ou simplesmente os encontrou? Será que a falta de espaço na arca de Noé foi a verdadeira causa da extinção dos dinossauros? Essas são algumas das perguntas feitas pela Companhia Chapitô em sua bem humorada peça O Grande Criador. O grupo português se apresenta no palco do teatro Sérgio Cardoso dias 8, 9 e 10, sempre às 21h.
As apresentações fazem parte do programa Cena Estrangeira, da Secretaria Estadual da Cultura e da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), que traz a São Paulo espetáculos internacionais de passagem pelo Brasil. Isso ocorre graças à parceria com o Núcleo Internacional dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil, que coordena os seis principais festivais realizados no país, como os de Londrina, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro.
O Grande Criador é uma comédia visual que retrata um Deus humanizado e confrontado com os problemas relativos à criação do mundo, do homem, sua evolução e sua constante busca pela perfeição.
O espetáculo é o último da Trilogia de Reciclagem, de autoria do grupo português, que já montou Dom Quixote e Talvez Camões. As peças apresentam cenários com poucos recursos, onde tudo se recicla, se transforma em algo inesperado e onde os atores mudam de personagem alterando apenas um adereço, estimulando, assim, a imaginação do espectador.
Um dos objetivos da Companhia é a capacidade de criar uma comunicação com qualquer público que esteja assistindo à peça, por isso uma de suas características é o uso intenso de gestos e mímicas. ”O nosso propósito é fazer um teatro universal, quebrando as barreiras da língua e das referências culturais. Ao escolhermos temas universais, estamos escolhendo referências comuns a todos e é sobre esse aspecto comum a todos que se pode fazer um humor mais universal”, afirma Rui Rebelo, um dos atores da peça.
“Apelar à imaginação é a nossa forma de fazer teatro, pois é como construímos os nossos espetáculos. É uma espécie de regresso à infância em que a imaginação nos coloca onde quisermos e onde não há impossíveis”, completa Rui, que também é um dos co-fundadores da Companhia.Além das performances nos palcos e picadeiros – outra forma de comunicação com o público muito utilizado pela Companhia são as artes circenses – de todo o mundo, a ação social é outro grande trabalho desenvolvido pelo Chapitô. Entre seus projetos, conta com o Animação em Ação, que visa estimular os interesses culturais de jovens que se encontram sob a tutela da Justiça, oferecendo aulas de circo e capoeira, entre outras coisas, e o projeto Residência Aberta, que acompanha a integração dos jovens na sociedade.
SERVIÇO
Projeto Cena Estrangeira
O Grande Criador – Companhia do Chapitô
Dias 8, 9 e 10/10, às 21h
Ingressos: R$ 10 e meia-entrada
Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Tel: (11) 3288-0136
Da Secretaria Estadual da Cultura
(I.P.)
10/10/2007
Artigos Relacionados
Documentos em língua estrangeira deverão ser traduzidos para o português
Grupo PianOrquestra é atração da TV Senado no fim de semana
Grupo português Teatro do Vestido cumpre temporada na SP Escola de Teatro
Capes divulga resultado do programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Inscrições para Programa Ensino de Inglês como Língua Estrangeira vão até 20 de abril
Capes divulga pré-selecionados para programa de leitura em português em universidades estrangeiras