Habitação e Meio Ambiente assinam protocolo ambiental para construção
A assinatura ocorrerá durante abertura da Convenção Secovi 2007
O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, e o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, firmam nesta quinta-feira, 27 de setembro, protocolo de cooperação para implantação de medidas para consolidar o Desenvolvimento Sustentável no Setor da Construção Civil. A assinatura ocorrerá durante abertura da Convenção Secovi 2007 e Salão Imobiliário São Paulo, no Auditório Elis Regina, Parque Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana. O evento terá início às 9h30 e contará com a presença do presidente do Secovi, Romeu Chap Chap, e de outras autoridades.
A construção de empreendimentos causa um impacto muito grande no meio ambiente, com a modificação de paisagens, consumo de recursos naturais renováveis e não-renováveis e geração de resíduos sólidos e poluentes gasosos. Pelo protocolo, a CDHU se compromete a respeitar critérios ambientais durante o projeto, na fase de construção e na de ocupação do empreendimento pelos moradores, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais, otimizar o uso de recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população. O protocolo servirá de modelo para todo o setor na área de construção sustentável. A Secretaria do Meio Ambiente viabilizará a capacitação de profissionais da CDHU sobre práticas ambientais adequadas e concederá o Certificado de Conformidade Ambiental aos empreendimentos que atenderem as diretrizes desse protocolo.
Entre os compromissos assumidos estão: minimizar o consumo de matéria-prima de resíduos durante a obra; comprar insumos de empresas que respeitem protocolos de sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente; utilizar madeira com certificado de origem; cobrar regulagem dos veículos de transportadoras de insumos; dar destinação adequada aos resíduos de obras e de demolição; minimizar áreas impermeabilizadas dos imóveis e utilizar pisos drenantes; contribuir com a arborização do entorno dos conjuntos; reflorestar áreas de margens de cursos d´água existentes nos empreendimentos; promover a educação ambiental dos trabalhadores da obra e dos futuros moradores dos conjuntos habitacionais.
Esse protocolo ambiental é mais uma medida adotada pela Secretaria da Habitação e CDHU para edificar conjuntos habitacionais ecologicamente sustentáveis. A Companhia está incorporando em seus empreendimentos tecnologias como aquecimento solar, aproveitamento de água da chuva e estabelecendo parceria com a Prefeitura de São Paulo para coleta seletiva de lixo.
Local: Parque Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana - Auditório Elis Regina
Data: 27 de setembro de 2007
Horário: 9h30
Da Cia. de Desenvolviemtno Habitacional e Urbano - CDHU
(S.M.)
09/26/2007
Artigos Relacionados
Habitação e do Meio Ambiente assinam acordo com a construção civil
Meio Ambiente: Estado de SP, União e municípios assinam convênio de capacitação na área ambiental
Meio Ambiente: Secretaria do Meio Ambiente promove Oficina de Educação Ambiental em Atibaia para pro
Brasil e China assinam protocolo para construção de fábrica na Bahia
Habitação: CDHU e Eletropaulo assinam protocolo de intenções
Meio Ambiente: Secretário do Meio Ambiente anuncia Programa Estadual de Inspeção Veicular Ambiental